Mostrar registro simples

dc.creatorGrzibowski, Aline Caçapava Hernandes
dc.date.accessioned2019-12-11T12:10:26Z
dc.date.available2019-12-11T12:10:26Z
dc.date.issued2019-08-06
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19140
dc.description.abstractThe present dissertation intends to expose some influences and contributions from the field of Philosophy of Education to teacher education in Brazil, aiming at an ethical and sensitive reflection on the teaching knowledge, as well as its field of formation in a broad sense. The theory to be used as the background for the construction of this research will be that of the philosopher Emmanuel Levinas, who reflects themes such as Violence of the Face, Ethics of Responsibility / Alterity. For Levinasian thought, the other can not be constituted by the subject (ego), but the other or another comes to me and remains different. So, how do I understand that despite the existence of its inexhaustible alterity I am responsible for it? Levinas was not the only author to work the Alterity, however, he thought it in an odd way, to the point of making it the first philosophy that brings meaning to his work. It proposes to think from the ethics directed to the other. Thus, the reflection to be developed in this study arises around the construction of a sensitivity on the part of the teachers in relation to the signals given through their students' faces, aiming to open a proposition that contributes to a more human and sensitive teacher, open to dialogue and prepared to deal with possible conflicts arising from pedagogical practices. In this way, it is necessary that the faculty be prepared largely (since its formation) to deal with these signs and thus prevent possible situations of violence (especially face violence) occurring (or continue to occur) intra and extracurricularly. It is important that the set of professional knowledge mobilized and used by teachers in all their tasks be studied and taken into account, aiming, therefore, to help change this scenario of crisis that persists for several years. Therefore, it is necessary to develop a professional training that values teaching paradigms and that provokes teachers to be critical and reflective contributing to the effective improvement of the educational system as well as current educational policies.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectÉticapor
dc.subjectAlteridadepor
dc.subjectSensibilidadepor
dc.subjectViolênciapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectParadigmaspor
dc.subjectEthicseng
dc.subjectOthernesseng
dc.subjectSensitivityeng
dc.subjectViolenceeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectParadigmspor
dc.titleA violência do rosto e a ética da responsabilidade na formação docente: um estudo a partir de Emmanuel Levinaspor
dc.title.alternativeFace violence and ethics of responsibility in teacher training: a study from Emmanuel Levinaseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação pretende expor algumas influências e contribuições do campo da Filosofia da Educação para com a formação docente no Brasil, objetivando uma reflexão ética e sensível sobre os saberes docentes, bem como seu campo de formação em sentido amplo. A teoria a ser utilizada como pano de fundo para a construção desta pesquisa será a do filósofo Emmanuel Levinas, que reflete temas como o da Violência do Rosto, da Ética da Responsabilidade/Alteridade. Para o pensamento levinasiano, o outro não pode ser constituído pelo sujeito (ego), mas o outro ou outrem vem a mim e permanece sendo diferente. Sendo assim, como entender que apesar da existência de sua alteridade inesgotável sou responsável por ele? Levinas não foi o único autor a trabalhar a Alteridade, entretanto, a pensou de forma ímpar, a ponto de torná-la a filosofia primeira que traz sentido a sua obra. Nos propõe pensar a partir da ética voltada ao outro. Assim, a reflexão a ser desenvolvida neste estudo surge em torno da construção de uma sensibilidade por parte dos professores em relação ao sinais dados através do rosto(os) seus alunos objetivando-se assim, abrir uma proposição que contribua para com uma formação docente mais humana e sensível, aberta ao diálogo e preparada para lidar com os possíveis conflitos oriundos das práticas pedagógicas. Desta forma, necessário que o corpo docente esteja preparado amplamente (desde sua formação) para lidar com estes sinais e assim prevenir que possíveis situações de violências (em especial a violência do rosto), ocorram (ou continuem ocorrendo) no âmbito intra e extraescolar. É importante que o conjunto dos saberes profissionais mobilizados e utilizados pelos professores em todas as suas tarefas sejam estudados e levados em conta, visando portanto, auxiliar na mudança deste cenário de crise que persiste há vários anos. Para tanto, é necessário o desenvolvimento de uma formação profissional que valorize paradigmas do ensino e que provoque os professores a serem críticos e reflexivos contribuindo para a melhora efetiva do sistema educacional, bem como das políticas educativas atuais.por
dc.contributor.advisor1Trevisan, Amarildo Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2534601801498544por
dc.contributor.referee1Fabri, Marcelo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9122803302644811por
dc.contributor.referee2Alves, Marcos Alexandre
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1846296125125082por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4581522112763867por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International