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dc.creatorUecker, Taciana
dc.date.accessioned2019-12-11T15:53:14Z
dc.date.available2019-12-11T15:53:14Z
dc.date.issued2019-07-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19142
dc.description.abstractThis master’s thesis was developed in the Postgraduate Program in Public Policies and Educational Management, in the research line Pedagogical Management and Educational Contexts. It comes from the Research Group in Special Education and Inclusion from the Federal University of Santa Maria – UFSM, Brazil. This research aims to discuss how teachers, (re)produce discursive and non-discursive practices that have been producing a way of saying and being of childhood and of child in the context of an Early Childhood Education Institution, through the analysis of the teachers’ speech and writing actsin their pedagogical reports. The research problem is: how the pedagogical reports produced by early childhood teachers, trigger some knowledge to produce a certain type of childhood and child? Methodologically, by the analogy with a ciranda (a Brazilian child dance characterizedbytheformationof a circleandwhosemembers dance movingaround), withthe sieve used in Brazilian garimpos and with the movement made by them, I sought to understand, from the pedagogical reports produced by Early Childhood teachers, first, about the knowledges that legitimize the way of saying about childhood and child; second, to identify how the study and the analysis of such reports can create other ways of thinking andproducing another perspective of saying about childhood and child indeed. The research, inspired by the Foucault studies, operates on the rules and normality notion. From this, I highlight three analytical units, created by me, in which I discuss this childhood and child conception within an Early Childhood Education Institution. For this, I propose, through reflections, other possibilities of thinking and idealizing childhood. As a product from this master’s thesis, I propose anextension project to Early Childhood teachers training in which it would be considered the (re)signification of childhood, taking as reference the possibility of analyzing the contexts of its conception, and the fact that, from social and cultural relations, sometimes, naturalized, teachers simply reproduce the past childhood in our time.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProdução da infânciapor
dc.subjectPareceres pedagógicospor
dc.subjectModos de produção da criançapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectChildhoodconceptioneng
dc.subjectPedagological reportseng
dc.subjectChildConceptioneng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.titleA produção da infância e da criança: um cirandar pelos pareceres pedagógicos na educação infantilpor
dc.title.alternativeThe child and childhood conception: a survey by pedagogical report in early childhood educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional - PPPG, na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos (LP2). O mesmo tem inserção no Grupo de Pesquisa GEPE – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão da Universidade Federal de Santa Maria -UFSM. Esta pesquisa tem como foco mostrar o trabalho de pensar sobre como os professores, através de seus atos de fala e de escrita, materializados em pareceres pedagógicos, (re) produzem práticas discursivas e não discursivas que têm produzido um modo de dizer e, por isso, de ser da infância e da criança no contexto da instituição de Educação Infantil. O problema que movimenta a pesquisa é: como os pareceres pedagógicos, produzidos por professores da educação infantil, acionam alguns saberes, legitimados por eles, para produzir determinado tipo de infância e criança? Metodologicamente, através da analogia do cirandar, da peneira usada em garimpos e do movimento realizado por eles, busquei (procurando vigor e rigor), pela leitura de muitos pareceres pedagógicos, produzidos por professores da Educação Infantil, depreender deles: primeiro, uma curiosidade, conhecer sobre os saberes que legitimam a marcar de um modo de dizer da infância e da criança; segundo, identificar como o estudo e a analítica desses pareceres podem produzir outros modos de pensar e, por efeito, produzir outra perspectiva de dizer sobre a infância e a criança, no nosso tempo. A pesquisa, inspirada nos estudos foucaultianos, opera com as noções-ferramentas de norma e gradiente de normalidade. A partir disso, destaco três unidades analíticas, criadas por mim, em que discuto essa produção da infância e da criança dentro de uma Escola de Educação Infantil. Para tanto, proponho, através de reflexões, outras possibilidades de pensar e produzir infâncias, tendo como artefato da dissertação, um projeto de formação de professores da Educação Infantil que encare a (re) significação da infância, tomando como referência a possibilidade de análise dos contextos de sua produção e, do fato que, a partir das relações sociais e culturais, por vezes, naturalizadas, acabam por simplesmente reproduzir o passado na infância em nosso tempo.por
dc.contributor.advisor1Possa, Leandra Bôer
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1050405469171971por
dc.contributor.referee1Turchiello, Priscila
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5074903788038664por
dc.contributor.referee2Menezes, Eliana da Costa Pereira de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5996369654576945por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9050445553522704por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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