O ensino do futsal: uma proposta a luz da praxiologia motriz e dos jogos condicionados
Resumo
O Futsal se caracteriza como uma prática motriz de cooperação e oposição e em virtude de ser classificada como um Jogo Esportivo Coletivo, esse motiva uma gama de estudos científicos em diversos contextos. Pesquisas relacionadas aos Jogos Esportivos Coletivos (JECs) são presença constantes nas publicações científicas de revistas, dissertações e teses. No que tange a discussão do processo de ensino-aprendizagem dos JECs, se percebe que são temas recorrentes nas pesquisas, as quais apresentam inúmeras formas de estruturar e organizar os mesmos. Dessa forma, pesquisadores visam ultrapassar a visão tecnicista ainda presente nos contextos de desenvolvimento dos JECs. Em relação ao Futsal, também se reconhece um aprofundamento teórico relacionado aos processos de ensino-aprendizagem, principalmente, pela disseminação dessa modalidade no contexto brasileiro. Também é possível encontrar estudos que relacionam o Futsal a uma teoria de análise de lógica interna dos esportes, o que facilita o entendimento de toda sua estrutura de funcionamento. Em relação às discussões levantadas, a Praxiologia Motriz se apresenta como a teoria que alicerça o entendimento da lógica interna do Futsal, isso, vem promovendo um debate diferenciado, à medida que alguns conceitos foram revistos e aprofundados em relação ao processo de compreensão e de ensino-aprendizagem dessa modalidade. No que diz respeito aos Jogos Condicionados, esse se caracteriza como uma importante ferramenta que operacionaliza um possível novo caminho de como e porque ensinar, balizando o processo de ensino-aprendizagem do Futsal por preceitos táticos advindos da lógica interna do Futsal. Entretanto, não é comum encontrar estudos que articulem esses dois conceitos de maneira que considere os conhecimentos praxiológicos de forma operacionalizada em uma prática pedagógica. Visto que, ambos os conhecimentos são fundamentais para o desenvolvimento teórico-prático do Futsal, a presente pesquisa objetiva apresentar uma proposta para o ensino do Futsal à luz da Praxiologia Motriz e dos Jogos Condicionados e tem como problema de pesquisa: compreender em que medida a relação entre os atributos pedagógicos presentes ou existentes na Praxiologia Motriz e nos Jogos Condicionados, apresentam elementos ou aspectos didáticos para o desenvolvimento de uma proposta ao ensino do Futsal? O caminho metodológico se deu através de uma pesquisa teórica e de uma análise praxiológica, o estudo oferece uma conceituação da Praxiologia Motriz e dos Jogos Condicionados, bem como, os principais elementos de cada teoria. Ao final do referencial teórico, apresentou a relação dos dois conhecimentos, buscando articular os elementos relativos à lógica interna do Futsal com os níveis de relação de ensino advindos dos Jogos Condicionados. Como resultado desse estudo, foi proposta a estruturação inicial didático-pedagógica para o processo de ensino-aprendizagem do Futsal, pautado pelas fases de relação/foco de ensino advindas da lógica de funcionamento do jogo e organizadas a partir dos Jogos Condicionados. Nessa sistematização, se pode mostrar que Jogos Condicionados pode dar conta de contemplar os elementos relativos à dinâmica do jogo, ou seja, se relacionar de forma direta com os princípios da Praxiologia Motriz para uma proposta de ensino-aprendizagem.
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