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dc.contributor.advisorColussi, Eliane de Avila
dc.creatorGomes, Bibiana Benvegnu
dc.date.accessioned2020-01-02T13:50:29Z
dc.date.available2020-01-02T13:50:29Z
dc.date.issued2015-11-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19254
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis work, entitled "the school management in the face of prejudice at school." aims to Identify general kinds of prejudices in the following schools: secondary State school E.E.E.M Nossa Senhora das Vitórias, Colégio Nossa Senhora das Graças and EMEF Presidente Vargas. Search through the search process detailed above, to achieve specific objectives such as: check what the role of the school manager on prejudice is, identify learning-related damage that may cause prejudice and pointing actions taken by school managers (and teachers) to eradicate prejudice within school. Is the possibility to perform an analysis of each design, noting how the Manager can help the institution to achieve its object of study in the learning process. Reach some approximations as the importance of having an interdisciplinary vision, knowing leverage differences to enrich learning, seek possible solutions and implement them by creating conditions favorable to the achievement of respect to each other by the group belonging to the institution. It is expected that Manager arrange themselves to reflect on the importance of its role as mediator in the institution committing the change. At first this research is bibliographic in nature, based on selected works, read and analyzed, soon undertook a qualitative research, being used as methodological apparatus a questionnaire applied to schools mentioned above. Following the results of the investigation through which assert that the bias is in all schools surveyed and between the institutions the racial prejudice he obtained greater emphasis, followed by the physical bias. Including these attitudes of prejudice they bring problems to students learning. It is believed that it is possible, through studies and pedagogical practices anti-biased, mediate "meaningful learning", believing, understanding the differences, being persistent and loving what you do.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestorpor
dc.subjectPreconceitopor
dc.subjectContexto escolarpor
dc.subjectManagereng
dc.subjectPrejudiceeng
dc.subjectSchool contexteng
dc.titleA gestão escolar diante do preconceito na escolapor
dc.title.alternativeThe school management in the face of prejudice at schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cacequi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho, intitulado “A gestão escolar diante do preconceito na escola”. tem como objetivo geral Identificar os tipos de preconceitos existentes nas seguintes escolas: Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora das Vitórias, Colégio Nossa Senhora das Graças e EMEF Presidente Vargas. Busca-se através do processo da pesquisa detalhada acima, atingir objetivos específicos como: Verificar qual é o papel do gestor escolar diante do preconceito, identificar os prejuízos relacionados à aprendizagem que o preconceito pode causar, e apontar ações realizadas pelos gestores escolares (direção e professores) para erradicar o preconceito no âmbito escolar. Fundamenta-se a possibilidade de efetuar uma análise sobre cada concepção, verificando como o gestor pode auxiliar a instituição a atingir seu objeto de estudo no processo de aprendizagem. Chega-se a algumas aproximações como a importância do gestor ter uma visão interdisciplinar, sabendo aproveitar as diferenças para enriquecer o aprendizado, buscar possíveis soluções e aplicá-las criando condições favoráveis para o alcance do respeito ao outro pelo grupo pertencente à instituição escolar. Espera-se que o gestor disponha-se a refletir sobre a importância do seu papel mediador na instituição comprometendo-se com a mudança. No primeiro momento esta pesquisa é de natureza bibliográfica, embasada em obras selecionadas, lidas e a analisadas, logo se realizou uma pesquisa qualitativa, sendo utilizado como aparato metodológico um questionário aplicado às escolas acima mencionadas. Na sequência os resultados da investigação através dos quais afirmar-se que o preconceito está em todas as escolas pesquisadas e entre as instituições o preconceito racial obteve maior ênfase, seguido do preconceito físico. Inclusive essas atitudes de preconceito trazem problemas para a aprendizagem dos estudantes. Acredita-se que é possível, através de estudos e práticas pedagógicas anti-preconceituosas, mediar “aprendizagens significativas”, acreditando, compreendendo as diferenças, sendo persistente e amando o que se faz.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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Acesso Aberto
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