dc.contributor.advisor | Leal, Simone Dias | |
dc.creator | Porta, Jeniffer | |
dc.date.accessioned | 2020-01-06T13:03:17Z | |
dc.date.available | 2020-01-06T13:03:17Z | |
dc.date.issued | 2015-02-20 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19273 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This research is characterized as a case study that objectified to reframe the play of a school of early childhood education through the proposed organization of thematic corners of play. The data had been collected through questionnaires organized with open and closed questions in order to understand how educators (teachers and assistants) work with play. Throughout the discussion, was reflected on the theme corners of play qualify the act of playing. Taken up the history of early childhood education in Brazil since the welfare bias practiced with popular education to the current design concerned with the overall development of children. Criteria are standed out that demonstrate the importance of play in child development. The conceptions of educators about the same are analyzed, trying to understand the context in which it happens. And by the end, presents a proposal for this do in school researched as a way of offering new significance it based on the theme corners of play. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Brincar | por |
dc.subject | Cantos temáticos de brincadeira | por |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Play | eng |
dc.subject | Theme corners of play | eng |
dc.title | A organização de cantos temáticos de brincadeira na educação infantil: uma nova proposta para o brincar | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Serafina Corrêa, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso que objetivou ressignificar o brincar de uma escola de educação infantil através da proposta de organização de cantos temáticos de brincadeira. Os dados foram coletados através de questionários organizados com questões abertas e fechadas a fim de compreender como os educadores (professores e atendentes) trabalham com o brincar. Ao longo da discussão, refletiu-se sobre como os cantos temáticos de brincadeira qualificam o ato de brincar. Retoma-se a história da educação infantil no Brasil desde o viés assistencialista praticado com a educação popular até a atual concepção preocupada com o desenvolvimento global das crianças. Ressaltam-se critérios que demonstram a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. Analisam-se as concepções dos educadores acerca do mesmo, buscando entender o contexto em que ele acontece. E, por final, apresenta-se uma proposta para este fazer na escola pesquisada como forma de ressignificá-lo baseada nos cantos temáticos de brincadeira. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |