Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLeal, Simone Dias
dc.creatorPorta, Jeniffer
dc.date.accessioned2020-01-06T13:03:17Z
dc.date.available2020-01-06T13:03:17Z
dc.date.issued2015-02-20
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19273
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis research is characterized as a case study that objectified to reframe the play of a school of early childhood education through the proposed organization of thematic corners of play. The data had been collected through questionnaires organized with open and closed questions in order to understand how educators (teachers and assistants) work with play. Throughout the discussion, was reflected on the theme corners of play qualify the act of playing. Taken up the history of early childhood education in Brazil since the welfare bias practiced with popular education to the current design concerned with the overall development of children. Criteria are standed out that demonstrate the importance of play in child development. The conceptions of educators about the same are analyzed, trying to understand the context in which it happens. And by the end, presents a proposal for this do in school researched as a way of offering new significance it based on the theme corners of play.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectCantos temáticos de brincadeirapor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectPlayeng
dc.subjectTheme corners of playeng
dc.titleA organização de cantos temáticos de brincadeira na educação infantil: uma nova proposta para o brincarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Serafina Corrêa, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso que objetivou ressignificar o brincar de uma escola de educação infantil através da proposta de organização de cantos temáticos de brincadeira. Os dados foram coletados através de questionários organizados com questões abertas e fechadas a fim de compreender como os educadores (professores e atendentes) trabalham com o brincar. Ao longo da discussão, refletiu-se sobre como os cantos temáticos de brincadeira qualificam o ato de brincar. Retoma-se a história da educação infantil no Brasil desde o viés assistencialista praticado com a educação popular até a atual concepção preocupada com o desenvolvimento global das crianças. Ressaltam-se critérios que demonstram a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. Analisam-se as concepções dos educadores acerca do mesmo, buscando entender o contexto em que ele acontece. E, por final, apresenta-se uma proposta para este fazer na escola pesquisada como forma de ressignificá-lo baseada nos cantos temáticos de brincadeira.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto