Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: concepção dos professores do Instituto Federal Farroupilha Câmpus Santo Augusto/RS
Abstract
Esta pesquisa tem como tema as concepções dos professores do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Augusto RS, quanto à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. A pesquisa desenvolvida é de caráter qualitativo, utilizou-se para coleta de dados entrevistas semiestruturadas, sendo os dados coletados submetidos à análise de conteúdo. Investigou-se as concepções de 10 (dez) professores e 3 (três) gestores acerca da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino médio do IFF- Campus Santo Augusto. É uma contribuição aos professores, gestores e estudantes, no sentido de colocar à disposição dados coletados e analisados. Para responder as seguintes questões: qual a concepção dos docentes do Instituto Federal Farroupilha acerca da Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino médio? Quais ações que estão sendo realizadas nesta perspectiva? Professores e gestores conceberam a educação inclusiva sob diferentes enfoques, com definições que ora se aproximavam do princípio da integração, ora se referiam à educação inclusiva. Estão em processo de construção de uma escola mais democrática e inclusiva, buscando proporcionar uma educação de qualidade para todos os estudantes. Dentre as dificuldades indicadas para efetivação da inclusão, referiram-se à falta de preparo do professor e formação especializada. Como sugestões se destacaram a necessidade de formação continuada além do que é proporcionado, maior quantidade de profissionais com formação técnica e pedagógica na área de inclusão para dar suporte direto ao professor e ao estudante, mudança de concepção de professores, aquisição de mais recursos pedagógicos conforme a necessidade dos estudantes. Os dados permitiram identificar vários aspectos que poderão subsidiar a efetivação da educação inclusiva a que se propõe a instituição de ensino.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]