dc.contributor.advisor | Menezes, Eliana da Costa Pereira de | |
dc.creator | Rosa, Denise Ferreira da | |
dc.date.accessioned | 2020-01-08T11:39:44Z | |
dc.date.available | 2020-01-08T11:39:44Z | |
dc.date.issued | 2016-01-25 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19324 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | The present investigation, performed from studies inspired by Foucault, seeks to know discourses produced by managers of regular schools, trying to problematize its effects in the production of the students that are said included. For this, I use as analytical materials the interviews performed with three managers of two regular schools in São Pedro do Sul city/RS and as tools of analysis the concepts of discourse and normalization. For ditactic purposes, the discussion was divided in three chapters: in the first I present the movements and the ways that made me come to the Course of School Management, interested of looking at the discourses of school managements about the subjects that are said included; in the second focus in the term Management and its implications in a Perspective of Inclusive Education, analysing the main recurrencies present in the discursives of the managers in relation to inclusive education and to the subjects to whom it is intended; in the third treat of the order of school discourse in relation to the production of the anormal student. From the analytical exercise undertaken in the research it is possible to say that the discourses of the managers of the schools in question are producing the students in situation of school inclusion as special/different/deficient/anormal students and, for this, destinated to practices of normalization. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Discurso | por |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Discourse | eng |
dc.subject | School inclusion | eng |
dc.title | A produção do aluno incluído no discurso da gestão escolar | por |
dc.title.alternative | The production student inclusive in speech of school management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | A presente investigação, realizada a partir de estudos de inspiração foucaultiana, busca conhecer discursos produzidos pelos gestores de escolas regulares, procurando problematizar seus efeitos na produção dos alunos ditos incluídos. Para tanto utilizo como materiais analíticos entrevistas realizadas com três gestoras de duas escolas regulares da cidade de São Pedro do Sul/RS e como ferramentas de análise os conceitos de discurso e normalização. Para fins didáticos, a discussão foi dividida em três capítulos: no primeiro apresento os movimentos e os caminhos que me fizeram chegar ao Curso de Gestão Educacional, com o interesse de olhar para os discursos dos gestores escolares sobre os sujeitos ditos incluídos; no segundo foco no termo Gestão e as suas implicações em uma Perspectiva da Educação Inclusiva, analisando as principais recorrências presentes nos discursivos das gestoras no que se refere a educação inclusiva e aos sujeitos a quem ela se destina; no terceiro trato da ordem do discurso escolar no que se refere a produção do aluno anormal. A partir do exercício analítico empreendido na pesquisa é possível dizer que os discursos dos gestores das escolas em questão estão produzindo os alunos em situação de inclusão escolar como alunos especiais/diferentes/deficientes/anormais e, por isso, destinados a práticas de normalização. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |