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dc.contributor.advisorSarturi, Rosane Carneiro
dc.creatorSilva, Ticiane Arruda da
dc.date.accessioned2020-01-08T14:08:09Z
dc.date.available2020-01-08T14:08:09Z
dc.date.issued2016-01-05
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19330
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2016.por
dc.description.abstractThe Conclusion work Specialization in Educational Management addresses the process of training of teachers of the National Pact for Literacy in Certain Age (PNAIC), emphasizing public policies that promote this program in order to qualify school practices. It aims to analyze the experiences of teachers of municipal Uruguaiana-RS, from its formation in PNAIC and contributions to education, considering the activities developed by them in the daily routine of their professional actions. The specific objectives: analyze public policies that foster PNAIC program in terms of [re] mean teaching practices in the school context; identify the process in the teachers formation from PNAIC and its contributions to education; understand the implications that compose the management process in the PNAIC execution of contribution in everyday school life in the city of Uruguaiana-RS. The theoretical basis were: Triviños (2008), Yin (2001); Freire (1987); Gadotti (2001) Ferreiro e Teberosky (1999); Minayo (2009); Lück (2006) and others. The research is characterized by qualitative approach and case study; the data was collected from the participant observation of the subjects involved in the course of training and open questionnaire. It follows from the events resulting from the formation process of PNAIC was gestated significantly and contributed to the pedagogical practices of teachers, thus presenting indicators for the legitimacy of public policies and national education quality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectTeachers trainingeng
dc.subjectManagementeng
dc.subjectTeaching practiceseng
dc.titleOs processos de formação do PNAIC: repercussões na gestão das práticas pedagógicaspor
dc.title.alternativeThe formation processes pnaic: repercussions in the management of pedagogical practiceseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional aborda o processo de formação das professoras do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), enfatizando as políticas públicas que fomentam este programa no intuito de qualificar as práticas escolares. Objetiva analisar as vivências das professoras da rede municipal de Uruguaiana-RS, a partir da sua formação no PNAIC e contribuições para a educação, considerando as atividades desenvolvidas pelas mesmas no espaço cotidiano das suas ações profissionais. Por objetivos específicos priorizou-se: analisar as políticas públicas que fomentam programa PNAIC na perspectiva de [re]significar as práticas pedagógicas no contexto escolar; identificar o processo de formação de professoras participantes do PNAIC e suas contribuições para a educação; compreender as implicações que compõem o processo da gestão na contribuição da efetivação do PNAIC no cotidiano escolar da rede municipal de Uruguaiana. No decorrer do texto buscou-se pelos subsídios teóricos de: Triviños (2008), Yin (2001); Freire (1987); Gadotti (2001) Ferreiro e Teberosky (1999); Minayo (2009); Lück (2006) entre outros. A pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa do tipo estudo de caso com aporte bibliográfico, sendo os dados coletados a partir da observação participante dos sujeitos envolvidos no decorrer da formação e o questionário aberto. Conclui-se, a partir das manifestações decorrentes, que o processo formativo do PNAIC foi gestado de forma significativa e contribuiu para as práticas pedagógicas dos docentes, assim apresentando indicadores para a legitimação das políticas públicas e para a educação nacional de qualidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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Acesso Aberto
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