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dc.creatorLaguna, Izabel Cristina Pinheiro
dc.date.accessioned2020-01-15T14:12:04Z
dc.date.available2020-01-15T14:12:04Z
dc.date.issued2017-10-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19375
dc.description.abstractThis research analyzes the repercussion of the use of the music in the cognitive and affective conditions produced in groups (con) existence of institutionalized elderly' and no institutionalized, in the city of Pelotas/RS. It is a research of qualitative nature, developed a Group of residents together in an Institution of Long Permanence of Elderly and to participant elderly' of other group a Workshop of Cognitive Incentive, having the music as main work element. Were accomplished eight encounters an hour and a half with each group, with weekly periodicity, in the period of october to december of 2016. The encounters were recorded in video and transcribed orthographically, starting from which were identified and described the cognitive (attention/concentration, perception/gnosias, memoirs, general and fine praxias/motricitys, languages [verbal and no verbal], reasoning) and affective-emotional occurrences, presents in different moments of the workshops. The results of the participant groups were analyzed and separate microgenetically. It was verified that the institutionalized elderly' group needed of mediation to accomplish the proposed tasks; such a senior ones benefitted of the activities, improving the integration between them and the mediator, the attention/concentration, the verbalization and autonomy, as well as they noticed the lack of cognitive and affective activities systematic, as developed them in this study. The elderly no institutionalized accomplished the proposals immediately, recognizing the value of the work with music with respect to interaction, memory and other cognitive-emotional aspects. Therefore, it was evident the validity and the valorization of the work with music in both groups. It stands out that the regularity and the musical themes/contents approached in the encounters was an organizing factor of the expectation and quality of the involved elderly' life.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectCogniçãopor
dc.subjectAfetividadepor
dc.subjectInstituição de longa permanência de idosospor
dc.subjectEnvelhecimento ativopor
dc.subjectMusiceng
dc.subjectCognationeng
dc.subjectAffectivityeng
dc.subjectInstitution of long permanence of elderlyeng
dc.subjectActive agingeng
dc.titleMúsica, cognição e afetividade: um estudo junto a idosos institucionalizados e não institucionalizadospor
dc.title.alternativeMusic, cognition and affectivity: a study together to institutionalized elderly and no institutionalizedeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa a repercussão da utilização da música nas condições cognitivas e afetivas produzidas em grupos de (con) vivência de idosos institucionalizados e não institucionalizados, na cidade de Pelotas/RS. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida junto a um Grupo de residentes em uma Instituição de Longa Permanência de Idosos e a outro grupo de idosos participantes de uma Oficina de Incentivo Cognitivo, tendo a música como principal elemento de trabalho. Foram realizados oito encontros de uma hora e meia com cada grupo, com periodicidade semanal, no período de outubro a dezembro de 2016. Os encontros foram gravados em vídeo e transcritos ortograficamente, a partir dos quais foram identificadas e descritas as ocorrências cognitivas (atenção/concentração, percepção/gnosias, memórias, praxias/motricidades geral e fina, linguagens [verbal e não verbais], raciocínio) e afetivo-emocionais, presentes em diferentes momentos das oficinas. Os resultados dos grupos participantes foram analisados e separados microgeneticamente. Constatou-se que o grupo de idosos institucionalizados necessitou de mediação para realizar as tarefas propostas; tais idosos beneficiaram-se das atividades, melhorando o entrosamento entre eles e a mediadora, a atenção/concentração, a verbalização e autonomia, bem como perceberam a carência de atividades cognitivas e afetivas sistemáticas, como as desenvolvidas neste estudo. Os idosos não institucionalizados cumpriram imediatamente as propostas, reconhecendo o valor do trabalho com músicas no que tange a interação, recordação e demais aspectos cognitivo-emocionais. Portanto, ficou evidente a validade e a valorização do trabalho com música em ambos os grupos. Destaca-se que a regularidade e os temas/conteúdos musicais abordados nos encontros foi um fator organizador da expectativa e qualidade de vida dos idosos envolvidos.por
dc.contributor.advisor1Fedosse, Elenir
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7207062592880064por
dc.contributor.referee1Doll, Johannes
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6630859941080575por
dc.contributor.referee2Acosta, Marco Aurélio de Figueiredo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6715907233036608por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2124933103977296por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiências da Saúdepor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gerontologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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