dc.contributor.advisor | Baldissera, Thais Andrea | |
dc.creator | Souza, Rosani de Matos Martins de | |
dc.date.accessioned | 2020-01-23T13:01:30Z | |
dc.date.available | 2020-01-23T13:01:30Z | |
dc.date.issued | 2013-12-12 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19410 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This work presents an account of a pedagogical experience in the classroom in line
with the computer lab, where they were used digital educational games to students
developing logical reasoning, as well as a better understanding of the four operations
with natural numbers. The digital educational games are that can contribute to better
learning of Mathematics, once the students are in the digital age and that, in the
classroom, can motivate the student in his learning process. The research work was
conducted in a class of 5th year of E.M.E.F. Sotero Hermínio Frantz, located in the
municipality of Pantano Grande, RS, Brazil. The teacher-researcher proposed digital
educational games for students, which held the games in the computer room. Also, in
the classroom, had space for exchange of ideas and knowledge about the contents
worked in games. As this is a qualitative research, which involved a teacherresearcher
and his students, it can verify that the digital educational games can be used as didactic resource on Mathematics, because make possible a significant
learning, since they are attractive and the interest of the student. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Jogos digitais educativos | por |
dc.title | Os jogos educativos digitais e o ensino da matemática no 5° ano do ensino fundamental | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta o relato de uma experiência pedagógica em sala de aula em
consonância com o laboratório de informática, em que foram utilizados jogos
educativos digitais para proporcionar aos alunos o desenvolvimento do raciocínio
lógico, bem como uma melhor compreensão das quatro operações com números
naturais. Os jogos educativos digitais são meios que podem contribuir para um
melhor aprendizado da Matemática, uma vez que os alunos encontram-se na era
digital e que, na sala de aula, podem motivar o aluno no seu processo de
aprendizagem. O trabalho de pesquisa foi realizado em uma turma de 5º ano da
E.M.E.F. Sotero Hermínio Frantz, localizada no município de Pantano Grande, RS,
Brasil. A professora- pesquisadora propôs jogos educativos digitais aos alunos, que
realizaram os jogos na sala de informática. Também, em sala de aula, tiveram
espaço para troca de ideias e conhecimentos sobre os conteúdos trabalhados nos
jogos. Como trata-se de uma pesquisa qualitativa, que envolveu a professora pesquisadora
e seus alunos, pode-se verificar que os jogos educativos digitais
podem ser utilizados como recurso didático na Matemática, pois possibilitam uma
aprendizagem significativa, já que são atrativos e do interesse do aluno. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |