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dc.contributor.advisorBaldissera, Thais Andrea
dc.creatorSouza, Rosani de Matos Martins de
dc.date.accessioned2020-01-23T13:01:30Z
dc.date.available2020-01-23T13:01:30Z
dc.date.issued2013-12-12
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19410
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis work presents an account of a pedagogical experience in the classroom in line with the computer lab, where they were used digital educational games to students developing logical reasoning, as well as a better understanding of the four operations with natural numbers. The digital educational games are that can contribute to better learning of Mathematics, once the students are in the digital age and that, in the classroom, can motivate the student in his learning process. The research work was conducted in a class of 5th year of E.M.E.F. Sotero Hermínio Frantz, located in the municipality of Pantano Grande, RS, Brazil. The teacher-researcher proposed digital educational games for students, which held the games in the computer room. Also, in the classroom, had space for exchange of ideas and knowledge about the contents worked in games. As this is a qualitative research, which involved a teacherresearcher and his students, it can verify that the digital educational games can be used as didactic resource on Mathematics, because make possible a significant learning, since they are attractive and the interest of the student.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectJogos digitais educativospor
dc.titleOs jogos educativos digitais e o ensino da matemática no 5° ano do ensino fundamentalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o relato de uma experiência pedagógica em sala de aula em consonância com o laboratório de informática, em que foram utilizados jogos educativos digitais para proporcionar aos alunos o desenvolvimento do raciocínio lógico, bem como uma melhor compreensão das quatro operações com números naturais. Os jogos educativos digitais são meios que podem contribuir para um melhor aprendizado da Matemática, uma vez que os alunos encontram-se na era digital e que, na sala de aula, podem motivar o aluno no seu processo de aprendizagem. O trabalho de pesquisa foi realizado em uma turma de 5º ano da E.M.E.F. Sotero Hermínio Frantz, localizada no município de Pantano Grande, RS, Brasil. A professora- pesquisadora propôs jogos educativos digitais aos alunos, que realizaram os jogos na sala de informática. Também, em sala de aula, tiveram espaço para troca de ideias e conhecimentos sobre os conteúdos trabalhados nos jogos. Como trata-se de uma pesquisa qualitativa, que envolveu a professora pesquisadora e seus alunos, pode-se verificar que os jogos educativos digitais podem ser utilizados como recurso didático na Matemática, pois possibilitam uma aprendizagem significativa, já que são atrativos e do interesse do aluno.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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