Intermitência e descontinuidade eis o cenário da sociologia no Brasil
Resumo
A pesquisa empreendida consiste em apontar as reformas ocorridas no ensino secundário e, o contexto no qual
emergiram. A temporalidade estudada inicia-se no ano de 1891, nomeadamente com a Reforma de Benjamin
Constant, que pautou pela primeira vez a possibilidade da Sociologia permear o currículo escolar. E, o
levantamento, se encerra com o Golpe de 64, que baniu totalmente a disciplina dos programas de ensino e foi um
entreposto para o avanço da Sociologia enquanto ciência, já que, muitos intelectuais foram cassados e presos. O
artigo trata-se de uma investigação bibliográfica, usando-se livros, revistas, teses, dissertações e periódicos. Os
dados levantados são secundários, nos quais foram utilizados de modo a tecer uma rede de ideias entre os
autores. Pode-se atestar, no transcorrer da pesquisa, que a Sociologia enquanto cadeira das escolas brasileiras, foi
marcada por constante instabilidade, por ora se fazia presente e atuante no currículo e, em outros momentos foi
totalmente desqualificada e banida das salas de aula.
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