Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWerle, Kelly
dc.creatorSilva, Greice Nattiele Teixeira da
dc.date.accessioned2020-01-28T14:29:20Z
dc.date.available2020-01-28T14:29:20Z
dc.date.issued2018-12-10
dc.date.submitted2018
dc.identifier.citationSILVA, G. N. T. da. As rotinas na educação infantil: reflexões a partir da prática do estágio supervisionado. 2018. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19444
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2018por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectRotinaspor
dc.subjectTempos e espaçospor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleAs rotinas na educação infantil: reflexões a partir da prática do estágio supervisionadopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturnopor
dc.description.resumoEste trabalho focaliza as rotinas na Educação Infantil a partir da prática do Estágio Supervisionado, a qual desenvolvi em turma de Pré-Escola, nível A, com 19 crianças de 4 a 5 anos. Como objetivo geral, buscou-se pesquisar a organização e a efetivação das rotinas na Educação Infantil, a partir da prática do Estágio Supervisionado. Especificamente, refletir sobre a organização dos tempos e dos espaços como elementos que estruturam as rotinas; conhecer a organização dos tempos e espaços na rotina do Pré A; e analisar as contribuições da prática de estágio supervisionado em relação às rotinas do Pré A. Como metodologia, desenvolvi um estudo reflexivo a partir da minha própria prática do estágio supervisionado, realizado em uma escola municipal de ensino fundamental. A fundamentação teórica foi baseada em Barbosa (2006) e Horn (2004; 2017). Durante o período do estágio supervisionado consegui compreender a importância de organizar espaços pensados para cada grupo, respeitando cada criança e suas especificidades. Assim, busquei modificar a organização da rotina, pensando em tempos e espaços que respeitem a criança e que as desafie, permitindo que elas brinquem, interajam e se desenvolvam. Neste sentido, dentre as contribuições que busquei proporcionar cito: a importância da continuidade da brincadeira, a diversidades de experiencias no pátio, a exploração de materiais não estruturados, o respeito ao tempo de cada criança e os interesses do grupo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

Mostrar registro simples