Mostrar registro simples

dc.creatorMinuzzi, Rafael Crivellaro
dc.date.accessioned2020-02-03T14:25:59Z
dc.date.available2020-02-03T14:25:59Z
dc.date.issued2019-05-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19462
dc.description.abstractScience, Technology and Innovation are one of the pillars for the growth of a nation. The public manager or government, who is concerned about the medium and long term scenario of their country, needs to have in his agenda appropriate policies of incentive in this area. The history of science promotion in Brazil is recent and is just over 100 years old. The country has grown and transformed considerably over the past five decades. Advanced nations that have investments in ST&I area tend to develop and public investment is the key in this regard. Based on this context, it can be inferred that the globalized economy moves on the basis of the innovative capacity that countries and companies have. The government is primarily responsible for the growth and technological and social advancement of a nation and should promote actions to encourage the area of ST&I and be able to control and evaluate the results of its planning over the established periods. The present study aims to investigate how an alignment would be evidenced through the research projects registered by UFSM, in the period from 2012 to 2015, in relation to the NSST&I 2012-2015. To this end, it is intended to classify the projects registered in UFSM between this years according to the priority programs of the NSST&I 2012-2015, to discriminate, by Unit of Education, the research projects of the analyzed period, according to the strategic areas of the NSST&I 2012-2015 and to suggest mechanisms for it to materialize in the actions of research and planning of public policies of ST&I in UFSM. As a methodological strategy, an exploratory and descriptive research on the subject is proposed, through a bibliographical survey that allows to develop the theoretical discussions and the documentary survey in reports and official materials. The data collection of the research projects was carried out in the UFSM database, made available by the Institution. Through content analysis, the projects will be classified within one of the categories that represent the priority areas and programs defined by the government in the NSST&I, according to the frame of reference built for this purpose. It was concluded that there would be a 43.14% alignment between the promotion of research carried out by UFSM and NSST&I 2012-2015 for this period A balance was observed between surveys considered aligned and not aligned with NSST&I. The number of non-aligned projects was higher, accounting for just over half of the Institution’s projects registered in this period.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCiência, tecnologia e inovaçãopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectAvaliação de políticas públicaspor
dc.subjectEstratégia nacional de CT&Ipor
dc.subjectScience, technology and innovationeng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectEvaluation of public policieseng
dc.subjectST&I national strategyeng
dc.titlePolíticas públicas de fomento à CT&I: uma análise do alinhamento entre os projetos de pesquisa na UFSM e a estratégia nacional de CT&Ipor
dc.title.alternativePublic policies to promote ST&I: an analysis of the alignment between UFSM research projects and the national ST&I strategyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA Ciência, Tecnologia e Inovação correspondem a um dos pilares para o crescimento de uma nação. O gestor público ou o governo, que se preocupa com o cenário a médio e longo prazo do seu país, precisa ter em sua pauta ações políticas de incentivo adequadas nessa área. A história do fomento à Ciência no Brasil é recente e tem pouco mais de 100 anos. O país cresceu e se transformou consideravelmente nas últimas cinco décadas. As nações mais avançadas que mantêm investimentos na área de CT&I tendem a se desenvolver e o investimento público é fundamental nesse aspecto. Com base nesse contexto, pode-se inferir que a economia globalizada movimenta-se com base da capacidade inovadora que os países e as empresas possuem. O governo é o principal responsável pelo crescimento e pelo avanço tecnológico e social de uma nação e deve promover ações de incentivo a área de CT&I e estar apto a controlar e avaliar os resultados do seu planejamento ao longo dos períodos estabelecidos. O presente estudo tem como objetivo investigar como se evidenciaria um alinhamento por meio dos projetos de pesquisa registrados pela UFSM, no período de 2012 a 2015, em relação à ENCT&I 2012-2015. Para isso, pretende-se classificar os projetos registrados na UFSM entre os anos propostos de acordo com os programas prioritários da ENCT&I 2012-2015, discriminar, por Unidades de Ensino, os projetos de pesquisa do período analisado, de acordo com as áreas estratégicas da ENCT&I 2012-2015 e sugerir mecanismos para que esse se concretize nas ações de pesquisa e de planejamento de políticas públicas de CT&I na UFSM. Como estratégia metodológica, é proposta uma pesquisa exploratória e descritiva acerca do tema, por meio do levantamento bibliográfico que possibilite desenvolver as discussões teóricas e o levantamento documental em relatórios e materiais oficiais. A coleta de dados dos projetos de pesquisa foi realizada na base de dados do UFSM, disponibilizada pela Instituição. Por meio da análise de conteúdo, os projetos serão classificados dentro de uma das categorias que representam as áreas e programas prioritários definidos pelo governo na ENCT&I, conforme quadro referencial construído para esse fim. Conclui-se que existiria 43,14 % de alinhamento entre o fomento à pesquisa realizado pela UFSM e a ENCT&I 2012-2015 para esse período, sendo observado um equilíbrio entre pesquisas consideradas alinhadas e não alinhadas com a ENCT&I. A quantidade de projetos não alinhados foi superior, representando pouco mais da metade de projetos da Instituição registrados nesse período.por
dc.contributor.advisor1Zucatto, Luís Carlos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9128987043195154por
dc.contributor.referee1Silva Filho, Antonio Isidro da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0218572658627924por
dc.contributor.referee2Bohrer, Cariza Teixeira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5848602327932124por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0145102487848815por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministração Públicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International