dc.creator | Minuzzi, Rafael Crivellaro | |
dc.date.accessioned | 2020-02-03T14:25:59Z | |
dc.date.available | 2020-02-03T14:25:59Z | |
dc.date.issued | 2019-05-31 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19462 | |
dc.description.abstract | Science, Technology and Innovation are one of the pillars for the growth of a nation. The
public manager or government, who is concerned about the medium and long term scenario of
their country, needs to have in his agenda appropriate policies of incentive in this area. The
history of science promotion in Brazil is recent and is just over 100 years old. The country has
grown and transformed considerably over the past five decades. Advanced nations that have
investments in ST&I area tend to develop and public investment is the key in this regard.
Based on this context, it can be inferred that the globalized economy moves on the basis of
the innovative capacity that countries and companies have. The government is primarily
responsible for the growth and technological and social advancement of a nation and should
promote actions to encourage the area of ST&I and be able to control and evaluate the results
of its planning over the established periods. The present study aims to investigate how an
alignment would be evidenced through the research projects registered by UFSM, in the
period from 2012 to 2015, in relation to the NSST&I 2012-2015. To this end, it is intended to
classify the projects registered in UFSM between this years according to the priority programs
of the NSST&I 2012-2015, to discriminate, by Unit of Education, the research projects of the
analyzed period, according to the strategic areas of the NSST&I 2012-2015 and to suggest
mechanisms for it to materialize in the actions of research and planning of public policies of
ST&I in UFSM. As a methodological strategy, an exploratory and descriptive research on the
subject is proposed, through a bibliographical survey that allows to develop the theoretical
discussions and the documentary survey in reports and official materials. The data collection
of the research projects was carried out in the UFSM database, made available by the
Institution. Through content analysis, the projects will be classified within one of the
categories that represent the priority areas and programs defined by the government in the
NSST&I, according to the frame of reference built for this purpose. It was concluded that
there would be a 43.14% alignment between the promotion of research carried out by UFSM
and NSST&I 2012-2015 for this period A balance was observed between surveys considered
aligned and not aligned with NSST&I. The number of non-aligned projects was higher,
accounting for just over half of the Institution’s projects registered in this period. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ciência, tecnologia e inovação | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Avaliação de políticas públicas | por |
dc.subject | Estratégia nacional de CT&I | por |
dc.subject | Science, technology and innovation | eng |
dc.subject | Public policy | eng |
dc.subject | Evaluation of public policies | eng |
dc.subject | ST&I national strategy | eng |
dc.title | Políticas públicas de fomento à CT&I: uma análise do alinhamento entre os projetos de pesquisa na UFSM e a estratégia nacional de CT&I | por |
dc.title.alternative | Public policies to promote ST&I: an analysis of the alignment between UFSM research projects and the national ST&I strategy | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A Ciência, Tecnologia e Inovação correspondem a um dos pilares para o crescimento
de uma nação. O gestor público ou o governo, que se preocupa com o cenário a médio e longo
prazo do seu país, precisa ter em sua pauta ações políticas de incentivo adequadas nessa área.
A história do fomento à Ciência no Brasil é recente e tem pouco mais de 100 anos. O país
cresceu e se transformou consideravelmente nas últimas cinco décadas. As nações mais
avançadas que mantêm investimentos na área de CT&I tendem a se desenvolver e o
investimento público é fundamental nesse aspecto. Com base nesse contexto, pode-se inferir
que a economia globalizada movimenta-se com base da capacidade inovadora que os países e
as empresas possuem. O governo é o principal responsável pelo crescimento e pelo avanço
tecnológico e social de uma nação e deve promover ações de incentivo a área de CT&I e estar
apto a controlar e avaliar os resultados do seu planejamento ao longo dos períodos
estabelecidos. O presente estudo tem como objetivo investigar como se evidenciaria um
alinhamento por meio dos projetos de pesquisa registrados pela UFSM, no período de 2012 a
2015, em relação à ENCT&I 2012-2015. Para isso, pretende-se classificar os projetos
registrados na UFSM entre os anos propostos de acordo com os programas prioritários da
ENCT&I 2012-2015, discriminar, por Unidades de Ensino, os projetos de pesquisa do período
analisado, de acordo com as áreas estratégicas da ENCT&I 2012-2015 e sugerir mecanismos
para que esse se concretize nas ações de pesquisa e de planejamento de políticas públicas de
CT&I na UFSM. Como estratégia metodológica, é proposta uma pesquisa exploratória e
descritiva acerca do tema, por meio do levantamento bibliográfico que possibilite desenvolver
as discussões teóricas e o levantamento documental em relatórios e materiais oficiais. A
coleta de dados dos projetos de pesquisa foi realizada na base de dados do UFSM,
disponibilizada pela Instituição. Por meio da análise de conteúdo, os projetos serão
classificados dentro de uma das categorias que representam as áreas e programas prioritários
definidos pelo governo na ENCT&I, conforme quadro referencial construído para esse fim.
Conclui-se que existiria 43,14 % de alinhamento entre o fomento à pesquisa realizado pela
UFSM e a ENCT&I 2012-2015 para esse período, sendo observado um equilíbrio entre
pesquisas consideradas alinhadas e não alinhadas com a ENCT&I. A quantidade de projetos
não alinhados foi superior, representando pouco mais da metade de projetos da Instituição
registrados nesse período. | por |
dc.contributor.advisor1 | Zucatto, Luís Carlos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9128987043195154 | por |
dc.contributor.referee1 | Silva Filho, Antonio Isidro da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0218572658627924 | por |
dc.contributor.referee2 | Bohrer, Cariza Teixeira | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5848602327932124 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0145102487848815 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Administração Pública | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |