dc.creator | Carvalho, Gustavo de Souza | |
dc.date.accessioned | 2020-02-05T15:41:52Z | |
dc.date.available | 2020-02-05T15:41:52Z | |
dc.date.issued | 2019-07-29 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19490 | |
dc.description.abstract | The present study consists of a case study of exploratory nature and qualitative approach,
applied at the publishing house of the Federal University of Santa Maria (UFSM), a sector
with significant importance in the institution, considering that it is responsible for editing, copublishing
and releasing to all the community the studies that are of interest to the teaching,
research and extension activities in the several fields of knowledge. As methodological
procedures, it was used documentary research, SWOT and content analysis, bibliographic
research with the aim of systematizing digital marketing strategies and content for UFSM
Publishing House; benchmarking was carried out with publishers which produce technicalscientific,
university or commercial books that are better positioned in the digital
environment; and the development of a structured marketing plan that is willing to meet
UFSM Publishing House demand for free digital marketing. The result of this study is a
digital marketing plan prepared for UFSM Publishing House, with free strategies, such as
"Creation of content for the blog of the publishing house site", with contents about editorial
market in a general and specific way and about the published books; "Definition of persona
for social networks", with the aim of improving communication with the intended target
audience; "Content marketing planning and presence in social networks", with the objective
of optimizing the presence of the publishing house in social networks, by sharing interesting
and relevant content to the public, on a regular way, considering the days and time of greater
reach and; "Design in digital networks", which seeks to make the UFSM Publishing House
being attracted and remembered by its public, through the design of its publications, which
may represent a new way for the Publishing House to communicate and behave in social
networks, as well as its visual language, with the aim of reinforcing even more its identity and
becoming a reference to its audience through the generation of content. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Editora | por |
dc.subject | Marketing | por |
dc.subject | Marketing digital | por |
dc.subject | Marketing de conteúdo | por |
dc.subject | Plano de marketing | por |
dc.subject | Redes sociais | por |
dc.subject | Publishing house | eng |
dc.subject | Marketing | eng |
dc.subject | Digital marketing | eng |
dc.subject | Content marketing | eng |
dc.subject | Marketing plan | eng |
dc.subject | Social networks | eng |
dc.title | Marketing digital em organizações públicas: um estudo de caso na editora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) | por |
dc.title.alternative | Digital marketing in public organizations: a case study in the publishing house of Federal University of Santa Maria (UFSM) | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O presente estudo consiste em um estudo de caso de natureza exploratória e de abordagem
qualitativa, aplicado na Editora da Universidade Federal de Santa Maria, setor com
significativa importância na instituição, tendo em vista que é responsável por editar, coeditar e
divulgar a toda comunidade os estudos que são de interesse às atividades de ensino, pesquisa
e extensão nos diversos campos do conhecimento. Como procedimentos metodologicos
utilizou-se de pesquisa documental, análise SWOT e de conteúdo, pesquisa bibliográfica com
o objetivo de sistematizar estratégias de marketing digital e de conteúdo para a Editora
UFSM; realizou-se benchmarking com as editoras que produzem livros técnico-científicos,
universitárias ou comerciais, que estão melhor posicionadas no ambiente digital; e
desenvolvimento de um plano de marketing estruturado e disposto a atender à demanda da
Editora UFSM por marketing digital gratuito. O resultado deste estudo é um plano de
marketing digital elaborado para a Editora UFSM, com estratégias gratuitas, tais como
“Criação de conteúdo para o blog do site da Editora”, com conteúdos sobre o mercado
editorial de forma geral e especifica e sobre os livros publicados; “Definição de persona para
as redes sociais”, com o objetivo de melhorar a comunicação com o público alvo pretendido;
“Planejamento de marketing de conteúdo e presença nas redes sociais”, com o objetivo de
otimizar a presença da editora nas redes sociais, por meio do compartilhamento de conteúdo
interessante e relevante para o público, de forma regular, considerando os dias e horários de
maior alcance e; “Design nas redes digitais”, que busca fazer a Editora UFSM ser atraída e
lembrada pelo seu público, por meio do design de suas publicações, que poderão representar
uma nova forma de a Editora se comunicar e se comportar nas redes sociais, assim como a sua
linguagem visual, com o objetivo de reforçar ainda mais a sua identidade e tornar-se
referência junto a seu público através da geração de conteúdo. | por |
dc.contributor.advisor1 | Coronel, Daniel Arruda | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9265604274170933 | por |
dc.contributor.referee1 | Bender Filho, Reisoli | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9794436610539367 | por |
dc.contributor.referee2 | Ceolin, Alessandra Carla | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7810633996702948 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5538750903224142 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Administração Pública | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |