A educação física na educação infantil: contextos e desafios do currículo
Resumo
O presente trabalho contextualiza-se no âmbito da Educação Física Escolar (EFE) componente curricular desde a LDB9394/96, buscando a concretização de um currículo que viabilize a consolidação de aprendizagens em espaços e tempos escolares. Este trabalho monográfico norteia-se ao âmbito das políticas públicas voltadas à gestão pedagógica e contextos educativos como requisito para a obtenção da titulação de especialista em gestão educacional. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de contribuição aos estudos acadêmicos, práticas pedagógicas de profissionais da Educação Infantil (EI) e reflexões importantes à gestão escolar. Teve como objetivo geral a realização de uma Revisão Literária identificando o panorama atualizado das produções acerca do currículo voltado à EFE na EI. Quanto aos objetivos específicos, buscou-se sequencialmente a sistematização dos elementos do currículo nesta etapa de ensino; identificação das concepções teóricas; e fundamentações das práticas pedagógicas evidenciadas nas obras utilizadas. O percurso metodológico foi pautado na abordagem qualitativa, utilizando-se de análise documental mediante consultas aos documentos legais e Revisão Literária referente às produções acadêmicas de qualificação A1, A2 e B1 dos últimos cinco anos na área da EFE, totalizando ao final da investigação treze produções. Para a investigação detalhada, foram utilizadas duas tabelas: Aspectos Básicos para Produção, Descrição e Análise (ABPDA) e Estudo de revisão de literatura especializada (ERLE). As conclusões deste trabalho apontam contradições entre as práticas pedagógicas e as teorizações e orientações de documentos legais. Evidencia-se aqui, a incompatibilidade de práticas curriculares, sobretudo com as DCNEI (2010), caracterizando como aponta Da Silva (1999) um “currículo oculto” dentre a maioria das instituições relatadas. A ausência de uma sistematização do trabalho pedagógico voltado à EFE aponta que não existem fundamentações quanto à organização do trabalho realizado nessas instituições, não há sequência de atividades, ou qualquer explicação sobre a seleção de atividades, resultando assim em uma falha nos processos avaliativos voltados à especificidade da EI em relação ao movimento corporal das crianças. O exposto aponta ainda a insuficiência de produções sobre o currículo da EFE na EI. A maioria das instituições relatadas apresentam uma forte tendência de conter a criança em tempos, espaços e atividades que visam a sua preparação, apontando a etapa mais importante, sempre em um tempo futuro, nunca o presente. Na especificidade da EFE, as brincadeiras de competição, com a definição de um ganhador, com utilização de filas intermináveis e a proibição das possibilidades de criar e recriar brincadeiras e formas de se movimentar, são assoladas por uma rotina da cultura de escolarização, evidenciando uma visível contradição com documentos orientadores.
Coleções
- Gestão Educacional [292]
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