Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Vitor Hugo Chaves
dc.creatorEpple, Aline
dc.date.accessioned2020-02-07T15:37:03Z
dc.date.available2020-02-07T15:37:03Z
dc.date.issued2017-08-04
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19522
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe digital accessibility consists of a mean to access information for people with any physical or mental disabilities. This article presents a study that aimed to redesign the Virtual Eye learning object. It combines text, image, video and animation to provide users the interaction and comprehension of the screen reader NVDA (Non-Visual Desktop Access). Adults who lost their vision progressively and blind from birth participated in this research. By using the learning object, they answered a questionnaire to assess the improvements, degree of difficulty and interaction. Besides this it analyzed the informants’ major difficulties in using NVDA to define the learning levels to be implemented. The results are intended to offer this tool for students from the Special Needs Support Center from Panambi/RS. That is, it can be applied in a suitable manner to contribute for the learning experience of students with basic knowledge of NVDA use and those who never used this tool. Thus, the application of learning objects with integration of educational technologies contributes for a new form of teaching. This interaction promotes education, giving teachers better contextualization and students a greater possibility of interaction and exploration of themes and tools.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectObjeto de aprendizagem acessívelpor
dc.subjectRedesigneng
dc.subjectPessoa com deficiência visualpor
dc.subjectAccessible learning objecteng
dc.subjectVisually impaired peopleeng
dc.titleRedesign de um objeto de aprendizagem acessívelpor
dc.title.alternativeRedesign of an accessible learning objecteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três de Maio, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoA acessibilidade digital proporciona meios para o acesso a informações a pessoas com alguma limitação física ou mental. Este artigo tem como objetivo realizar um estudo para redesenhar o objeto de aprendizagem acessível Olho Virtual, que combina texto, imagem, animação e vídeos para proporcionar aos usuários a interação e comprensão do leitor de tela NVDA (NonVisual Desktop Access). A pesquisa contou com a participação de adultos que perderam a visão progressivamente e cegos de nascença. Esses usuários ao utilizarem o objeto de aprendizagem, responderam um questionário que busca avaliar melhorias, grau de dificuldade, interação, interatividade e analisar quais as maiores dificuldades dos usuários em relação a utilização do NVDA para que seja definido os níveis de aprendizagem a serem implementados. Os resultados visam disponibilizar a todos os alunos do centro de atendimento especializado de Panambi/RS esta ferramenta, porém de forma adequada e que contribua para o aprendizado, desde os alunos com algum conhecimento na utilização do NVDA até aqueles que nunca utilizaram. Assim, o uso de objetos de aprendizagem, integrados com tecnologias educacionais contribuem para uma nova forma de ensino e esta interatividade favorece a educação, possibilitando aos educadores uma melhor contextualização e para os alunos uma maior possibilidade de interação e exploração de temas e equipamentos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto