O nível de escolaridade e a satisfação das necessidades de Maslow o caso dos servidores da prefeitura de Sant’ana do Livramento - RS
Resumo
O trabalho investiga a percepção de servidores da Prefeitura de Sant’Ana do Livramento/RS quanto aos fatores motivacionais informativos da Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, de Abraham Maslow, e a influência dos níveis de escolaridade que os mesmos apresentam (fundamental, médio e superior) sobre tal percepção. São abordadas as principais Teorias sobre o tema motivação humana, e enfatizada a da Hierarquia das Necessidades de Maslow. A pesquisa é social aplicada, e o método empregado é o Estudo de Caso. A abordagem é qualitativa, descritiva e exploratória. A coleta e análise dos dados estão baseadas na aplicação de questionários e em conceitos teóricos aceitos sobre o tema. A amostra é estratificada e não-probabilística, contando com 96 participantes. Os resultados do estudo confirmam a hipótese de que o nível de escolaridade dos servidores influencia na forma como hierarquizam suas necessidades, e também na sua motivação para o trabalho. As limitações da pesquisa são o alto grau de subjetividade verificado nas construções teóricas já desenvolvidas sobre motivação, e também a subjetividade quanto à percepção dos servidores sobre fatores que motivam ou desmotivam no ambiente do trabalho, o que dificulta a projeção de generalizações muito amplas, e evidencia as limitações explicativas quanto ao tema.
Coleções
- Gestão Pública - EaD [307]
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