As contribuições da gestão para a formação continuada de professores em uma escola estadual de Barra Funda (RS), com base na pedagogia da educação popular
Resumo
A construção de um ensino público de qualidade, sem dúvida, passa pelas concepções de mundo, homem e educação de todos os envolvidos neste processo. Outro fator importante é o de reconhecer a necessidade de atualização constante destes agentes da educação. Deste modo, buscou-se como objetivo geral do presente estudo, investigar as contribuições da Gestão para a formação continuada de professores em uma Escola Estadual de Barra Funda (RS). Este estudo foi fundamentado na metodologia qualitativa, utilizando-se da pesquisa do tipo estudo de caso para elaborar considerações aplicáveis e passíveis de estudo em qualquer instituição. A fim de analisar como ocorre o processo de formação continuada nesta Escola e compreender os entendimentos sobre Gestão Escolar e formação continuada de seus colaboradores, relacionando-os à formação continuada que acontece na escola, foi organizado um questionário com perguntas abertas, para que possibilitasse o registro amplo e real de suas percepções. Os relatos mostraram que a concepção da Gestão Escolar democrática é fundamental para a estruturação de um processo de formação continuada que seja significativo e contribua para o fortalecimento do coletivo e da metodologia da escola. É neste eixo que a gestão escolar é peça fundamental para a realização e solidificação do processo contínuo de formação de todos os agentes no processo de ensino-aprendizagem na Escola pesquisada. Assim, para que a formação continuada auxilie a Instituição como um todo é fundamental que a compreensão de Gestão Escolar seja ampla, permita a participação e reforce a necessidade do envolvimento de todos.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [963]