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dc.contributor.advisorBarichello, Marta Roseli de Azeredo
dc.creatorGomes, Alysson Carlos Ribeiro
dc.date.accessioned2016-08-04T15:09:49Z
dc.date.available2016-08-04T15:09:49Z
dc.date.issued2010-11-01
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1960
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis democratic management in schools, starting from its legal aspect, passing through the curriculum, while analyzing the qualitative importance of didactics, methodology, resources, as well as the educator's profile in the current situation from the perspective of comprehensive education, taxpayer as having the participation of school and local communities, through the school board. We used literature review, aiming to highlight the importance of democratic thinking and acting as a means to (re) organizing and implementing the school curriculum. It concludes that to achieve the fullness of participatory management is essential to have transparency, confidence, awareness of the role of each of the interlocutors and respect in daily dealings with the community, it is also necessary that everyone is well informed about the pedagogical issues, curriculum , legal, organizational, and official plans and guidelines about the importance of the construction, execution and purpose of the political teaching of the school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectOrganização curricularpor
dc.titleAspectos relevantes para a gestão democrática como meio de (re)organização e execução do currículo escolarpor
dc.title.alternativeRelevant issues for the democratic management as a means of (re) organization and implementation of school curriculumeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoTrata da Gestão Democrática na escola, partindo de seu aspecto legal, perpassando pela organização curricular, sem deixar de analisar a importância qualitativa da didática, da metodologia, dos recursos, como também o perfil do educador na atual conjuntura dentro da perspectiva da educação integral, tendo como contribuinte a participação das comunidades escolar e local; através do conselho escolar. Utilizou-se revisão bibliográfica, objetivando evidenciar a relevância do pensar e agir democrático como meio para a (re)organização e execução do currículo escolar. Conclui que para se alcançar a plenitude da gestão participativa é indispensável haver transparência, confiança, conscientização do papel de cada um dos interlocutores e respeito no trato diário com a comunidade; como também é necessário que todos estejam bem informados a respeito dos aspectos pedagógicos, curriculares, legais, organizacionais, planos e diretrizes oficiais e sobre a importância da construção, execução e finalidade do projeto político pedagógico da escola.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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