dc.contributor.advisor | Bolzan, Doris Pires Vargas | |
dc.creator | Ludwig, Maria Helena | |
dc.date.accessioned | 2020-02-20T13:53:17Z | |
dc.date.available | 2020-02-20T13:53:17Z | |
dc.date.issued | 2019-12-17 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19635 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | This monograph was developed in the specialization course in Educational
Management at UFSM, in research line 2, which aims to deepen the knowledge
about “Pedagogical Management and Educational Contexts”. In addition, the study
builds on research carried out by the Research Group Teacher Training and
Educational Practices: Basic and Higher Education (GPFOPE), from the project
“Teaching and Training Processes: students and teachers in emerging contexts”,
of which the researcher takes part in. In this paper, we aim to recognize and ratify
which emerging contexts are present in the literacy cycle, identifying them through
the elements expressed by teachers and managers who work in this space. We
also objectivated identifying the implication of these contexts in the organization of
pedagogical work, based on a qualitative and quantitative study, carried out in a
municipal teaching reality. For this, we used the mixed method in educational
research, which allowed us first to survey using questionnaires and then to discuss
the findings of this instrument, based on the sociocultural approach, listing the
teacher formation, the pedagogical action and the teaching dilemmas, as
categorical dimensions of the research. Thus, we present a discussion about the
emerging contexts present in the literacy cycle, with the theoretical support of
Bolzan (2002, 2009, 2016), Marcelo Garcia (1999, 2009), Libâneo (2001, 2004,
2005), among others, which contribute to the various aspects addressed in the
outline of this paper. Finally, we confirm that inclusive contexts, technology, and
government policies and programs previously listed are considered as emerging
contexts in the literacy cycle. In addition, it was possible to highlight other elements
that constitute challenges for the teachers and managers who participated in this
research, such as the lack of family participation, the lack of resources, the fear of
technology, the need for training, the decontextualization of policies, and the
politics of progression in the first three years of the first stage of basic education.
Thus, the emerging contexts listed and the new contexts brought by the subjects
constitute the social fabric, promoting innovation and presenting several
challenges to be reflected, to mobilize the dynamics of teaching and learning in the literacy cycle. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Contextos emergentes | por |
dc.subject | Ciclo de alfabetização | por |
dc.subject | Formação docente | por |
dc.subject | Ação pedagógica | por |
dc.subject | Emerging contexts | eng |
dc.subject | Literacy cycle | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Pedagogical action | eng |
dc.title | Contextos emergentes no ciclo de alfabetização: um estudo na rede municipal de ensino de Santa Maria | por |
dc.title.alternative | Emerging contexts present in the literacy cycle in the Santa Maria municipal school network | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Esta monografia foi desenvolvida no curso de especialização em Gestão
Educacional da UFSM, na linha de pesquisa 2, que visa aprofundar os
conhecimentos acerca da “Gestão Pedagógica e Contextos Educativos”. Além
disso, o estudo parte das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa
Formação de Professores e Práticas Educativas: educação básica e superior
(GPFOPE), do projeto “Docência e Processos Formativos: estudantes e
professores em contextos emergentes", do qual a pesquisadora faz parte. Neste
trabalho, temos por objetivo reconhecer quais os contextos emergentes que estão
presentes no ciclo de alfabetização, identificando-os por meio dos elementos
expressos por professoras e gestoras que atuam neste espaço. Objetivamos
ainda, identificar a implicação destes contextos na organização do trabalho
pedagógico, a partir de um estudo quali-quantitativo, realizado em uma realidade
municipal de ensino. Para tanto, utilizamos o método misto em pesquisa
educacional, que nos permitiu realizar, em um primeiro momento, um
levantamento desses contextos, por meio da utilização de questionários; e, em
sequência, aprofundar a discussão dos achados deste mesmo instrumento, a
partir da abordagem sociocultural, elencando a Formação docente, a Ação
Pedagógica e os Dilemas da docência, como dimensões categoriais da pesquisa.
Desse modo, apresentamos uma discussão acerca dos contextos emergentes
presentes no ciclo de alfabetização, sendo que contamos com aporte teórico dos
estudos de Bolzan (2002, 2009, 2016), Marcelo Garcia (1999, 2009), Libâneo
(2001, 2004, 2005), entre outros, que contribuem para os diversos aspectos
abordados no delinear deste trabalho. Confirmamos por fim, que os contextos de
inclusão, tecnologia e políticas e programas de governo, previamente elencados,
são considerados como contextos emergentes no ciclo de alfabetização. Para
além disso, foi possível evidenciar outros elementos que constituem desafios para
as professoras e gestoras que participaram, como a falta de participação das
famílias, a falta de recursos, o temor pela tecnologia, a necessidade de formação,
a descontextualização das políticas, a política de progressão nos três primeiros
anos da educação básica. Desse modo, os contextos emergentes elencados e os
novos contextos trazidos pelos sujeitos, constituem-se na trama social,
promovendo inovação e apresentando diversos desafios a serem refletidos, para
mobilizar as dinâmicas de ensinar e aprender no ciclo de alfabetização. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |