Show simple item record

dc.contributor.advisorBolzan, Doris Pires Vargas
dc.creatorLudwig, Maria Helena
dc.date.accessioned2020-02-20T13:53:17Z
dc.date.available2020-02-20T13:53:17Z
dc.date.issued2019-12-17
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19635
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2019.por
dc.description.abstractThis monograph was developed in the specialization course in Educational Management at UFSM, in research line 2, which aims to deepen the knowledge about “Pedagogical Management and Educational Contexts”. In addition, the study builds on research carried out by the Research Group Teacher Training and Educational Practices: Basic and Higher Education (GPFOPE), from the project “Teaching and Training Processes: students and teachers in emerging contexts”, of which the researcher takes part in. In this paper, we aim to recognize and ratify which emerging contexts are present in the literacy cycle, identifying them through the elements expressed by teachers and managers who work in this space. We also objectivated identifying the implication of these contexts in the organization of pedagogical work, based on a qualitative and quantitative study, carried out in a municipal teaching reality. For this, we used the mixed method in educational research, which allowed us first to survey using questionnaires and then to discuss the findings of this instrument, based on the sociocultural approach, listing the teacher formation, the pedagogical action and the teaching dilemmas, as categorical dimensions of the research. Thus, we present a discussion about the emerging contexts present in the literacy cycle, with the theoretical support of Bolzan (2002, 2009, 2016), Marcelo Garcia (1999, 2009), Libâneo (2001, 2004, 2005), among others, which contribute to the various aspects addressed in the outline of this paper. Finally, we confirm that inclusive contexts, technology, and government policies and programs previously listed are considered as emerging contexts in the literacy cycle. In addition, it was possible to highlight other elements that constitute challenges for the teachers and managers who participated in this research, such as the lack of family participation, the lack of resources, the fear of technology, the need for training, the decontextualization of policies, and the politics of progression in the first three years of the first stage of basic education. Thus, the emerging contexts listed and the new contexts brought by the subjects constitute the social fabric, promoting innovation and presenting several challenges to be reflected, to mobilize the dynamics of teaching and learning in the literacy cycle.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectContextos emergentespor
dc.subjectCiclo de alfabetizaçãopor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectAção pedagógicapor
dc.subjectEmerging contextseng
dc.subjectLiteracy cycleeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectPedagogical actioneng
dc.titleContextos emergentes no ciclo de alfabetização: um estudo na rede municipal de ensino de Santa Mariapor
dc.title.alternativeEmerging contexts present in the literacy cycle in the Santa Maria municipal school networkeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta monografia foi desenvolvida no curso de especialização em Gestão Educacional da UFSM, na linha de pesquisa 2, que visa aprofundar os conhecimentos acerca da “Gestão Pedagógica e Contextos Educativos”. Além disso, o estudo parte das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas: educação básica e superior (GPFOPE), do projeto “Docência e Processos Formativos: estudantes e professores em contextos emergentes", do qual a pesquisadora faz parte. Neste trabalho, temos por objetivo reconhecer quais os contextos emergentes que estão presentes no ciclo de alfabetização, identificando-os por meio dos elementos expressos por professoras e gestoras que atuam neste espaço. Objetivamos ainda, identificar a implicação destes contextos na organização do trabalho pedagógico, a partir de um estudo quali-quantitativo, realizado em uma realidade municipal de ensino. Para tanto, utilizamos o método misto em pesquisa educacional, que nos permitiu realizar, em um primeiro momento, um levantamento desses contextos, por meio da utilização de questionários; e, em sequência, aprofundar a discussão dos achados deste mesmo instrumento, a partir da abordagem sociocultural, elencando a Formação docente, a Ação Pedagógica e os Dilemas da docência, como dimensões categoriais da pesquisa. Desse modo, apresentamos uma discussão acerca dos contextos emergentes presentes no ciclo de alfabetização, sendo que contamos com aporte teórico dos estudos de Bolzan (2002, 2009, 2016), Marcelo Garcia (1999, 2009), Libâneo (2001, 2004, 2005), entre outros, que contribuem para os diversos aspectos abordados no delinear deste trabalho. Confirmamos por fim, que os contextos de inclusão, tecnologia e políticas e programas de governo, previamente elencados, são considerados como contextos emergentes no ciclo de alfabetização. Para além disso, foi possível evidenciar outros elementos que constituem desafios para as professoras e gestoras que participaram, como a falta de participação das famílias, a falta de recursos, o temor pela tecnologia, a necessidade de formação, a descontextualização das políticas, a política de progressão nos três primeiros anos da educação básica. Desse modo, os contextos emergentes elencados e os novos contextos trazidos pelos sujeitos, constituem-se na trama social, promovendo inovação e apresentando diversos desafios a serem refletidos, para mobilizar as dinâmicas de ensinar e aprender no ciclo de alfabetização.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.