dc.contributor.advisor | Foletto, Vani Terezinha | |
dc.creator | Gomes, Letícia Costa | |
dc.date.accessioned | 2016-08-05T13:39:17Z | |
dc.date.available | 2016-08-05T13:39:17Z | |
dc.date.issued | 2011-12-09 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1964 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Design para Estamparia, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This paper proposes the theme the tale of Arachne, for the creation of textile
design printing for clutches. Because it is a subjective reference, the story
allows distinct and different possibilities of interpretation of myth and - by this
perspective - we tried to create drawings that refer to the primordial elements of
that narrative: the web, the woof, the thread. The study first presents a formal
research and technical design for stamping, and also its application in the
appropriate tissues product. There was a theoretical overview, through literature
searches on the frame, fabrics and printing. The methodology was applied to
Gui Bonsiepe the creation of prints, as well as for product development in its
various modeling. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Estamparia | por |
dc.subject | Bolsa-carteira | por |
dc.subject | Mito de Aracne | por |
dc.subject | Acessório de moda | por |
dc.title | O conto de Aracne como referencial na criação de design na superfície têxtil: aplicação em coleção de bolsas-carteira | por |
dc.title.alternative | The tale of arachne as a reference in creation of textile surface design: application in handbag collection | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Design para Estamparia | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho propõe como tema o conto de Aracne, para a criação de
design de estamparia têxtil para bolsas-carteira. Por se tratar de uma
referência subjetiva, a história permite distintas e diversas possibilidades de
interpretação do mito e – através desta perspectiva – buscou-se criar desenhos
que remetessem aos primordiais elementos da citada narrativa: a teia, a trama,
o fio. O estudo apresenta primeiramente uma pesquisa formal e técnica do
design para estamparia e também sua aplicação em tecidos adequados ao
produto. Houve um apanhado teórico, por meio de pesquisas bibliográficas
sobre o referencial, os tecidos e a estamparia. A metodologia de Gui Bonsiepe
foi aplicada para a criação das estampas, assim como para o desenvolvimento
do produto em suas diversas modelagens. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |