dc.contributor.advisor | Mourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira | |
dc.creator | Mauhs, Julian | |
dc.date.accessioned | 2020-02-26T14:00:17Z | |
dc.date.available | 2020-02-26T14:00:17Z | |
dc.date.issued | 2016-01-16 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19659 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The article presents considerations regarding the inclusion of environmental
issues as a crosscutting theme for school, based on the National Curriculum Parameters,
and how the issue can be developed from the perspective of Sociology. Having a
substrate the practices of formal and non-formal environmental education under the
terms of management Committee of the Hydrographic Basin of the Rio dos Sinos in Rio
Grande do Sul, an educational workshop is suggested in order to analyze the situation of
small productive farms and the environmental conservation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Sociologia do meio ambiente | por |
dc.subject | Gestão de bacias hidrográficas | por |
dc.subject | Conservação | por |
dc.subject | Rural-urbano | por |
dc.subject | Sociology of the environment | eng |
dc.subject | Hydrographic basin | eng |
dc.subject | Conservation | eng |
dc.subject | Rural-urban | eng |
dc.title | Oficinas pedagógicas de meio ambiente para o ensino médio | por |
dc.title.alternative | Workshops for educational environment of secondary education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Encantado, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | O artigo apresenta considerações a respeito da inserção da questão ambiental
como tema transversal para o ensino médio, baseado nos Parâmetros Curriculares
Nacionais, e como o tema pode ser desenvolvido sob a ótica da Sociologia. Tendo por
substrato as práticas de educação ambiental formal e não formal no âmbito do Comitê
de Gerencialmente da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul, é
sugerida uma oficina pedagógica com objetivo de analisar a situação das pequenas
propriedades rurais produtivas e a questão da conservação ambiental. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |