Estudo com professores das escolas do município de Braga: percepção sobre a educação ambiental
Resumo
A abordagem da Educação Ambiental vem adquirindo, por meio de investigações, o contorno de uma nova e crescente presença entre as áreas e as linhas de pesquisa dentro do campo da Educação. Em tempos onde a informação assume um papel cada vez mais relevante no ciberespaço: multimídia e internet, a educação para a cidadania representa a possibilidade de motivar e sensibilizar as pessoas para transformar as diversas formas de participação na defesa da qualidade de vida. O objetivo desta pesquisa é promover aos professores a busca por mais conhecimento na área de Educação Ambiental, trazendo essa realidade que se vive hoje para mais perto dos alunos. O estudo foi realizado em três Escolas do Município de Braga-RS, Escola Municipal de Ensino Fundamental Adelarmo Nunes (escola localizada na região urbana da cidade), Escola Municipal de Ensino Fundamental Valentin Orélio Sopran e Escola Estadual de Ensino Fundamental Bento Gonçalves (escolas localizadas no campo). Os professores foram selecionados aleatoriamente, representando todas as séries do ensino fundamental. A coleta dos dados foi realizada através da aplicação de um questionário composto de questões abertas e fechadas, cujo conteúdo das respostas foi analisado qualitativamente. Após a realização da pesquisa constatou-se que os professores da rede de ensino de Braga-RS, não possuem um conhecimento relevante do assunto, mas mesmo assim eles procuram trabalhar a Educação Ambiental de forma interdisciplinar e teórico-prática.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [323]
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