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dc.contributor.advisorBenedetti, Ana Caroline Paim
dc.creatorTasca, Angélica
dc.date.accessioned2020-03-10T13:26:06Z
dc.date.available2020-03-10T13:26:06Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19789
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractPopulation growth has increased production of solid waste, particularly those generated in urban households, however, much of this waste is still inadequately destined, and much of it can be reused or recycled. In this way, environmental education combined with composting practices appear as tools to reduce organic solid waste, transforming them into a stable compound, rich in mineral nutrients and humic substances.. Thus, the objective of this study is to teach families in the community to perform the composting technique using organic residues generated in their residences. The study was carried out in the municipality of Sarandi - Rio Grande do Sul, in the community of São Peregrino. This work has a qualitative and quantitative character, in which environmental education was carried out through composting, with 18 community dwellers with ages ranging from 9 to 57 years. For data collection, two questionnaires were applied to the residents, one at the beginning of the survey and another at the end. They were taught how to make a domestic compost, making a slide presentation and after the practice of making. It was observed from the questionnaires that initially the residents did not have much knowledge about the applied questionnaire, and after the accomplishment of the composting practices the second questionnaire showed that they already had more knowledge about solid wastes, organic fertilizers and what is composting and how it must be made. When asked initially if the residents knew the composting practice of the 18 residents only 13 knew, and already in the second questionnaire 17 already had knowledge. It is concluded that the practice of environmental education through composting is beneficial, and that it can be applied with ease bringing positive results to residents and the community, they have learned about solid urban waste, composting and how to make a rope, the questionnaires, slide presentation and composting practices were crucial tools for the success of this technique and the promotion of environmental education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectResíduos orgânicospor
dc.subjectReaproveitamento de resíduospor
dc.subjectComposteirapor
dc.subjectSustainabilityeng
dc.subjectOrganic wasteeng
dc.subjectReuse of wasteeng
dc.subjectCompositeeng
dc.titleTécnica da compostagem de resíduos sólidos orgânicos como ferramenta de educação ambientalpor
dc.title.alternativeOrganic solid waste composition technique as a tool for environmental educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cruz Alta, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoCom o crescimento populacional tem-se aumentado a geração de resíduos sólidos, particularmente os gerados em domicílios urbanos, contudo, grande parte destes resíduos ainda é destinado de forma inadequada, e boa parte dos mesmos pode ser reaproveitada ou reciclada. Deste modo, a educação ambiental aliada as práticas de compostagem surgem como ferramentas para redução dos resíduos sólidos orgânicos, transformando-os em um composto estável, rico em nutrientes minerais e substâncias húmicas. Sendo assim, o objetivo deste estudo concentra-se em ensinar famílias de uma comunidade a realizar a técnica de compostagem utilizando os resíduos orgânicos gerados em suas residências. O estudo foi realizado no município de Sarandi - Rio Grande do Sul, na comunidade de São Peregrino. Este trabalho é de caráter qualitativo e quantitativo, no qual foi realizada a educação ambiental por meio da compostagem, com 18 moradores da comunidade com idades que variaram de 9 a 57 anos. Para levantamento dos dados, foram aplicados dois questionários aos moradores, um no início da pesquisa e outro no final. Foi ensinado aos mesmos, o modo de confecção de um composteira doméstica, realizando uma apresentação de slides e após executada a prática de confecção. Observou-se pelos questionários que inicialmente os moradores não possuíam muito conhecimento sobre o questionário aplicado, e após a realização das práticas de compostagem o segundo questionário mostrou que os mesmos já possuíam mais conhecimento sobre resíduos sólidos, adubos orgânicos e o que é compostagem e como a mesma deve ser confeccionada. Quando questionado inicialmente se os moradores conheciam a prática da compostagem, dos 18 moradores apenas 13 conheciam, e já no segundo questionário 17 já possuíam conhecimento. Conclui-se que a prática da educação ambiental por meio da compostagem é benéfica, e que a mesma pode ser aplicada com facilidade trazendo resultados positivos para os moradores e para comunidade. Os moradores aprenderam sobre resíduos sólidos urbanos, compostagem e como confeccionar uma leira. Os questionários, apresentação por slides e práticas de compostagem foram ferramentas cruciais para o sucesso desta técnica e promoção da educação ambiental.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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