dc.contributor.advisor | Mello, Débora Teixeira de | |
dc.creator | Silva, Carmen Salete Pithan da | |
dc.date.accessioned | 2020-03-12T14:27:06Z | |
dc.date.available | 2020-03-12T14:27:06Z | |
dc.date.issued | 2016-09-23 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19823 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | This research aimed to reflect on teaching practices and childhood conceptions that permeate the training of teachers who work in childhood education in a public school in Coronel Bicaco city / RS. The problem that guided the study was: What pedagogical practices and conceptions of childhood permeate the training of teachers who work in childhood education? The methodology used in this research was participatory with qualitative and interpretative approach research. Data from this study show that most teachers do not have specific training to work in early childhood education, but they believe in continuing education and that training must be rethought and restructured as a whole, including the dimensions of initial training and continuing education. Thus, the results from this research show to the need for further study about the specificity of Childhood Education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Políticas públicas/educação infantil | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Childhood education | eng |
dc.subject | Public policies and childhood education | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Continuing education | eng |
dc.title | Formação de docentes na educação infantil: um estudo em uma escola pública da rede municipal de Coronel Bicaco - RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Docência na Educação Infantil | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo principal refletir sobre as práticas pedagógicas e as concepções de infância que permeiam a formação de docentes que atuam na educação infantil, em uma escola pública da rede municipal de Coronel Bicaco/RS. O problema que norteou o estudo foi: Quais práticas pedagógicas e que concepções de infância permeiam a formação de docentes que atuam na educação infantil? A metodologia usada nesta investigação foi a pesquisa participante com enfoque qualitativo e interpretativo. Os dados desta pesquisa evidenciam que a maioria dos docentes não têm formação específica para trabalhar na educação infantil, mas acreditam na formação continuada e que as formações precisam ser repensadas e reestruturadas como um todo, abrangendo as dimensões da formação inicial e da formação continuada. Diante disso, os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de um maior estudo em torno da especificidade da Educação Infantil. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |