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dc.contributor.advisorSantos, Gilberto Martins
dc.creatorVeiverberg, Fabiane
dc.date.accessioned2020-09-29T11:32:08Z
dc.date.available2020-09-29T11:32:08Z
dc.date.issued2019-07-11
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20019
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Administração, RS, 2019.por
dc.description.abstractThe present study has as main objective to evaluate the degree of satisfaction of the employees of the company Lógica Informática Ltda. in relation to the factors that influence the quality of life at work. This research is classified as descriptive and is a qualitative-quantitative case study. The universe of this research is the collaborators of the company Lógica Informática Ltda., In Panambi, in the year 2019 and that were in the company during the period of application of the instrument of data collection, which corresponds to a simple non-probabilistic sample for accessibility of 40 employees. The data collection was performed through the application of a questionnaire adapted according to the QVT Evaluation Scale according to the Walton Model. Secondary data were collected through documental analysis, which were analyzed qualitatively. The method of observation was free non-participant observation. The analysis and interpretation of the primary data, after the collection, was done through a quantitative analysis, where all the data were tabulated through the program Microsoft Excel 2013 and the analysis was done by means of descriptive statistics, being illustrated these data through of the presentation in tables. Thus, it was possible to observe, based on the verified results, that 75% of employees are satisfied, which shows a high level of satisfaction. However, it is also important to mention that 22.5% are neither satisfied nor dissatisfied than 2.5% who are dissatisfied, resulting in a total of 25% dissatisfaction, which must be taken into account. However, some improvements are required especially in the fair and adequate compensation factor, where in relation to the rewards and participation in the results 80% are dissatisfied, since 67.5% of the salary are also dissatisfied, so it is necessary to monitor such factor. Finally, it is emphasized that due to the complexity of the subject and the factors analyzed, this research is only the initial step in relation to the QVT in the company and, therefore, it is suggested that it continues this work with the objective of doing a good management of the quality of life and thus also seek the continuous improvement of the organization.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopor
dc.subjectGestão de pessoaspor
dc.subjectSatisfaçãopor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectQuality of life at workeng
dc.subjectPeople managementeng
dc.subjectSatisfactioneng
dc.subjectMotivationeng
dc.titleQualidade de vida no trabalho: um estudo de caso na área de desenvolvimento de sistemaspor
dc.title.alternativeQuality of life at work: a case study in the system development areaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPalmeira das Missões, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Administração.por
dc.description.resumoO presente trabalho tem como principal objetivo avaliar o grau de satisfação dos colaboradores da empresa Lógica Informática Ltda. em relação aos fatores que influenciam a qualidade de vida no trabalho. Esta pesquisa classifica-se como descritiva e é um estudo de caso qualiquantitativo. O universo desta pesquisa são os colaboradores da empresa Lógica Informática Ltda., em Panambi, no ano de 2019 e que se encontravam na empresa no período de aplicação do instrumento de coleta de dados, o que corresponde a uma amostra não probabilística simples por acessibilidade de 40 colaboradores. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionário adaptado conforme a Escala de Avaliação de QVT segundo o Modelo de Walton. Foram coletados ainda dados secundários por meio de análise documental os quais foram analisados qualitativamente. O método de observação foi a observação livre não participante. Já a análise e interpretação dos dados primários, após a coleta, foi feita através de uma análise quantitativa, onde foram tabulados todos os dados por meio do programa Microsoft Excel 2013 e a análise se deu por meio de estatística descritiva, sendo ilustrados estes dados através da apresentação em tabelas. Desta forma foi possível observar com base nos resultados apurados que 75% dos colaboradores estão satisfeitos, o que demonstra um elevado grau de satisfação. Porém, faz-se importante também mencionar que 22,5% não estão nem satisfeitos nem insatisfeitos além de 2,5% que estão insatisfeitos, perfazendo um total de 25% de insatisfação, que deve ser levado em consideração. Contudo, demandam-se algumas melhorias especialmente no fator compensação justa e adequada, onde em relação as recompensas e participação nos resultados 80% encontram-se insatisfeitos, já quanto ao salário 67,5% também encontram-se insatisfeitos, assim deve-se monitorar tal fator. Por fim, enfatiza-se-que devido à complexidade do tema e dos fatores analisados, esta pesquisa é apenas o passo inicial em relação a QVT na empresa e assim, sugere-se que a mesma dê continuidade a esse trabalho com o objetivo de fazer uma boa gestão da qualidade de vida e assim buscar também a melhoria contínua da organização.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


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