dc.contributor.advisor | Santos, Gilberto Martins | |
dc.creator | Veiverberg, Fabiane | |
dc.date.accessioned | 2020-09-29T11:32:08Z | |
dc.date.available | 2020-09-29T11:32:08Z | |
dc.date.issued | 2019-07-11 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20019 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Administração, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | The present study has as main objective to evaluate the degree of satisfaction of the
employees of the company Lógica Informática Ltda. in relation to the factors that influence the
quality of life at work. This research is classified as descriptive and is a qualitative-quantitative
case study. The universe of this research is the collaborators of the company Lógica Informática
Ltda., In Panambi, in the year 2019 and that were in the company during the period of
application of the instrument of data collection, which corresponds to a simple non-probabilistic
sample for accessibility of 40 employees. The data collection was performed through the
application of a questionnaire adapted according to the QVT Evaluation Scale according to the
Walton Model. Secondary data were collected through documental analysis, which were
analyzed qualitatively. The method of observation was free non-participant observation. The
analysis and interpretation of the primary data, after the collection, was done through a
quantitative analysis, where all the data were tabulated through the program Microsoft Excel
2013 and the analysis was done by means of descriptive statistics, being illustrated these data
through of the presentation in tables. Thus, it was possible to observe, based on the verified
results, that 75% of employees are satisfied, which shows a high level of satisfaction. However,
it is also important to mention that 22.5% are neither satisfied nor dissatisfied than 2.5% who
are dissatisfied, resulting in a total of 25% dissatisfaction, which must be taken into account.
However, some improvements are required especially in the fair and adequate compensation
factor, where in relation to the rewards and participation in the results 80% are dissatisfied,
since 67.5% of the salary are also dissatisfied, so it is necessary to monitor such factor. Finally,
it is emphasized that due to the complexity of the subject and the factors analyzed, this research
is only the initial step in relation to the QVT in the company and, therefore, it is suggested that
it continues this work with the objective of doing a good management of the quality of life and
thus also seek the continuous improvement of the organization. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Qualidade de vida no trabalho | por |
dc.subject | Gestão de pessoas | por |
dc.subject | Satisfação | por |
dc.subject | Motivação | por |
dc.subject | Quality of life at work | eng |
dc.subject | People management | eng |
dc.subject | Satisfaction | eng |
dc.subject | Motivation | eng |
dc.title | Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso na área de desenvolvimento de sistemas | por |
dc.title.alternative | Quality of life at work: a case study in the system development area | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Palmeira das Missões, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Administração. | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como principal objetivo avaliar o grau de satisfação dos colaboradores
da empresa Lógica Informática Ltda. em relação aos fatores que influenciam a qualidade de
vida no trabalho. Esta pesquisa classifica-se como descritiva e é um estudo de caso qualiquantitativo.
O universo desta pesquisa são os colaboradores da empresa Lógica Informática
Ltda., em Panambi, no ano de 2019 e que se encontravam na empresa no período de aplicação
do instrumento de coleta de dados, o que corresponde a uma amostra não probabilística simples
por acessibilidade de 40 colaboradores. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação
de questionário adaptado conforme a Escala de Avaliação de QVT segundo o Modelo de
Walton. Foram coletados ainda dados secundários por meio de análise documental os quais
foram analisados qualitativamente. O método de observação foi a observação livre não
participante. Já a análise e interpretação dos dados primários, após a coleta, foi feita através de
uma análise quantitativa, onde foram tabulados todos os dados por meio do programa Microsoft
Excel 2013 e a análise se deu por meio de estatística descritiva, sendo ilustrados estes dados
através da apresentação em tabelas. Desta forma foi possível observar com base nos resultados
apurados que 75% dos colaboradores estão satisfeitos, o que demonstra um elevado grau de
satisfação. Porém, faz-se importante também mencionar que 22,5% não estão nem satisfeitos
nem insatisfeitos além de 2,5% que estão insatisfeitos, perfazendo um total de 25% de
insatisfação, que deve ser levado em consideração. Contudo, demandam-se algumas melhorias
especialmente no fator compensação justa e adequada, onde em relação as recompensas e
participação nos resultados 80% encontram-se insatisfeitos, já quanto ao salário 67,5% também
encontram-se insatisfeitos, assim deve-se monitorar tal fator. Por fim, enfatiza-se-que devido à
complexidade do tema e dos fatores analisados, esta pesquisa é apenas o passo inicial em
relação a QVT na empresa e assim, sugere-se que a mesma dê continuidade a esse trabalho com
o objetivo de fazer uma boa gestão da qualidade de vida e assim buscar também a melhoria
contínua da organização. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Palmeira das Missões | por |