Show simple item record

dc.contributor.advisorRodrigues, Luis Adriano
dc.creatorRocha, Paula Batista da
dc.date.accessioned2020-10-05T19:03:37Z
dc.date.available2020-10-05T19:03:37Z
dc.date.issued2019-07-04
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20049
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Administração, RS, 2019.por
dc.description.abstractIn order to excel in the competitive market of services, it becomes necessary to understand the customer, his perceptions and expectations about the offered service. Within this scenario, the present study aimed to analyze the perception and expectation of clients of the Odontológica Alfa clinic, in the municipality of Palmeira da Missões-RS, using the SERVQUAL method, to have an overview of the level of satisfaction of its clients regarding services provided. The methodology used for the research is quantitative, developed through a survey survey. For the data collection, 136 questionnaires, of closed questions, were applied based on the SERVQUAL scale, composed of five determinants to measure the quality of the service, which are punctuated by Tangibility, Reliability, Empathy, Service and Security. With a non-probabilistic sample for convenience, the data was treated in Microsoft Excel. The descriptive analysis of the data, using the mean, median and fashion, was applied by a Scores count of all the research constructs (tangibility, reliability, empathy, attendance and safety). To finalize the research, the positive gaps were scored, where it was concluded that the company provides a quality service in the client's vision.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectServqualpor
dc.subjectServiçospor
dc.subjectClientepor
dc.subjectSatisfaçãopor
dc.subjectServqualeng
dc.subjectServiceseng
dc.subjectCustumereng
dc.subjectSatisfactioneng
dc.titleQualidade percebida dos serviços prestados de uma clínica odontológica em Palmeira das Missões-RSpor
dc.title.alternativePerceived quality of services provied by an odontological clinic in Palmeira das Missões-RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPalmeira das Missões, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Administração.por
dc.description.resumoPara se destacar no mercado competitivo dos serviços, torna-se necessário compreender o cliente, suas percepções e expectativas sobre o serviço ofertado. Dentro desse cenário, o presente estudo objetivou analisar a percepção e expectativa dos cliente da clínica Odontológica Alfa, no município de Palmeira da Missões-RS, utilizou-se o método SERVQUAL, para ter um panorama do nível de satisfação dos seus clientes quanto aos serviços odontológicos prestados. A metodologia empregada para a pesquisa é quantitativa, desenvolvida através de uma pesquisa survey. Para a coleta de dados, foram aplicados 136 questionários, de questões fechadas, baseada na escala SERVQUAL, composta por cinco determinantes para medir a qualidade do serviço, as quais estão pontuadas pela Tangibilidade, Confiabilidade, Empatia, Atendimento e Segurança. Com amostra não probabilística por conveniência, os dados foram tratados no Microsoft Excel. Aplicou-se a análise descritiva dos dados, com a utilização de média, mediana e moda, por uma contagem de Scores de todos os constructos da pesquisa (tangibilidade, confiabilidade, empatia, atendimento e segurança). Para finalização da pesquisa, pontuaram-se os gaps positivos, onde concluiu-se que a empresa presta um serviço de qualidade na visão do cliente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.