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dc.contributor.advisorSantos, César Gabriel dos
dc.creatorNosvitz, Alessandra Jaime
dc.date.accessioned2020-10-08T02:01:05Z
dc.date.available2020-10-08T02:01:05Z
dc.date.issued2019-12-01
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20068
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Cursopor
dc.description.abstractFierce competition and globalization require companies to improve their quality performance. Technological and economic transformations drive not only companies, but several other entities, such as the Federal Universities to seek quality as a differential. In universities there are three pillars, teaching, research and extension, which are considered great virtues of Brazilian federal universities, as they demonstrate their educational and social commitment. Project managers are looking for ways to satisfy customers and project stakeholders, so one way to make this happen is by implementing and adopting quality management parameters. Thus, this paper aims to analyze the quality of teaching, research and extension projects of UFSM-CS from quality parameters. The research was performed following the steps of project survey of UFSM-CS courses (Architecture and Urbanism, Agricultural Engineering, Electrical Engineering, Transport and Logistics Engineering and Mechanical Engineering), invitation to project coordinators to participate, application of a semi-structured questionnaire consisting of three groups of questions and tabulation of results. As results, the research identified that the parameters most used by managers are also considered the most important, being them, "development of team skills and abilities", " fulfillment of schedule", "elaboration of strategic goals", "meeting strategic goals" and "accordance with the rules and legislation". The survey also identified non-face-to-face media such as cross-platform instant messaging and email applications as the most commonly used for communication between project teams. Finally, from the mapping performed, it is possible to say that although some quality parameters are used, others are unknown, misunderstood or even not considered as parameters for measuring quality by project managers. Therefore, it is concluded that there is an openness to consider the quality parameters for monitoring and quality control of teaching, research and extension projects of the Cachoeira do Sul Campus of UFSM.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectProjetospor
dc.subjectParâmetros de qualidadepor
dc.subjectQualityeng
dc.subjectProjectseng
dc.subjectQuality managementeng
dc.titleAnálise da qualidade nos projetos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sulpor
dc.title.alternativeAnalysis of quality in the research, teaching and extension projects of Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Suleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localCachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationBacharelado em Engenharia Mecânicapor
dc.description.resumoO acirramento da competição e a globalização exigem que as organizações melhorem seu desempenho a respeito da qualidade. As transformações tecnológicas e econômicas impulsionam não só as empresas, mas diversas outras entidades, como, as Universidades Federais a buscarem na qualidade um diferencial. Nas universidades existem três pilares, ensino, pesquisa e extensão, que são considerados grandes virtudes, pois demonstram seu compromisso educacional e social. Os gestores de projetos atentam a modos de satisfazer os clientes e as partes envolvidas no projeto e, uma forma de fazer com que isso ocorra é implantando e adotando parâmetros de gestão da qualidade. Dessa forma, o presente trabalho objetiva analisar a qualidade dos projetos de ensino, pesquisa e extensão da UFSM-CS a partir parâmetros de qualidade. A pesquisa foi realizada seguindo as etapas de levantamento de projetos dos cursos da UFSM-CS (Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Agrícola, Engenharia Elétrica, Engenharia de Transportes e Logística e Engenharia Mecânica), convite aos coordenadores de projetos a participarem, aplicação de um questionário semi-estruturado composto por três grupos de questões e tabulação dos resultados. Como resultados, foram identificados 182 projetos no campus de Cachoeira do Sul da UFSM, sendo 102 de pesquisa, 56 de ensino e 24 de extensão, dos quais, 101 estão em andamento e 81 foram concluídos. A pesquisa abrangeu 124 dos 182 projetos, ou seja, foram avaliados 68% dos projetos identificador. Com base nos projetos e gestores participantes da pesquisa, foi possível identificar que os parâmetros considerados pelos gestores mais importantes para o monitoramento e controle da qualidade também são os mais utilizados por eles, sendo esses, “desenvolvimento das capacidades e habilidades da equipe”, “cumprimento do cronograma”, “elaboração de metas estratégicas”, “atendimento as metas estratégicas” e “conformidade com as normas e legislação”. Por fim, a partir do mapeamento realizado, é possível dizer que ainda que alguns parâmetros de qualidade sejam utilizados, outros são desconhecidos, incompreendidos ou até mesmo não são considerados parâmetros para medir qualidade pelos gestores de projetos. Portanto, conclui-se que, há espaço para considerar os parâmetros de qualidade para o monitoramento e controle da qualidade dos projetos de ensino, pesquisa e extensão da UFSM-CS.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.unidadeUFSM Cachoeira do Sulpor


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