O ethos midiatizado de Marco Feliciano: uma análise da formação institucional de discursos sobre o controle do ethos privado
Abstract
O presente texto de dissertação busca investigar de que maneira o ethos midiatizado do pastor e deputado federal Marco Feliciano reproduz discursos sobre o controle do ethos privado. A partir da interseção mídia biopolítica religião, construímos um percurso teórico a fim de identificar a dimensão institucional do sujeito, baseado em autores como Berguer e Luckmann (2004), Foucault (1988, 1999a) e Duarte (2005). Ao caracterizar as marcas institucionais religiosas e políticas na perspectiva de transformações modernas e em curso na sociedade ocidental, percebemos uma atenção estrutural às condutas privadas e, principalmente, acerca da sexualidade humana. Na pretensão de destacar a presença e atuação discursiva deste ator social, descrevemos suas relações e movimentos segundo a formação de um ethos
midiatizado (Sodré, 2010) e discursivo próprio, ambientado pela interpelação política, religiosa e midiática, conforme recortes teóricos trazidos por autores como Cunha (2017) e Mariano (2003, 2011). Compreendendo a historicidade e controle eminentes na construção social da realidade, procuramos analisar como a atual manifestação de Feliciano em suas mídias sociais aciona discursos de controle sobre condutas privadas. Especificamos nosso olhar em torno do canal do YouTube e da #ANossaFamíliaMereceRespeito por verificarmos uma campanha empregada pelo pastor e deputado federal em que pedia o compartilhamento dos vídeos com a hashtag mensagem que também era fixada em seus outros canais nas redes. A centralidade assumida por Feliciano nesses vídeos é o que nos leva ao recorte empírico: a proximidade com o público e a linguagem informal acerca de eventos recentes desloca o ator para uma situação de comunicação específica (CHARAUDEAU, 2007), em que se verificam marcas discursivas religiosas, políticas e midiáticas em interpelação. Dessa forma, a análise do discurso compõe nossa metodologia a partir da operacionalização do ethos e este em contato com processos construídos pela midiatização e a situação comunicativa específica que envolve Marco Feliciano. Como resultado desta pesquisa, é possível identificar o processo de midiatização como mais um elemento estruturante em transformação de eventos modernos, discursivos e culturais. Identificamos também, no momento político atual, sobretudo a partir da prática de deputados como Marco Feliciano, um cenário complexo em que os regimes democráticos liberais, associados às lógicas midiatizadas e modernizantes, constroem dialeticamente com indivíduos e instituições, novos discursos de controle e vigilância de corpos e comportamentos.
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