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dc.contributor.advisorGuarda, Fernando Guilherme Kaehler
dc.creatorSantos, Leonardo Taborda dos
dc.date.accessioned2020-11-28T23:53:15Z
dc.date.available2020-11-28T23:53:15Z
dc.date.issued2019-12-12
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20186
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.description.abstractThe growing need for more efficient ways of transport and the manage of natural resources represents an important factor in the technological development of many areas of expertise. This necessity puts Electric Vehicles (EVs) as an attractive solution to supply the demand for transport and environmental preservation of urban areas. With that in mind, be it for political matters or for the need of turning large urban centers less agressive to the environment, lots of countries already started doing tax cuts as a way to promote this change. In this context, if there is a significant number of EVs seeking for a recharge at the same time, the operation of the electric power system might become compromised. In order to observe if the current system is able to keep working properly, it will be made an analysis related to the load increase caused by the penetration of EVs in the distribution system. Such approach will take in account the economic aspect, evaluating the viability of the use of coordenated charging methods allied to the use of different tariff modes, such as the "Tarifa Branca", which its known for varying its price throughout the day. In order to validate the data obtained during the development of this paper, a change of tariff alongside different cenarios of charging, with variable times of penetration and number o vehicles connected to the grid, will be implemented. Lastly, this analysis objective is to identify possible solutions to the load increase in order to avoid problems to the distribution system that are related to the recharge of EVs. The results show that the use of the "Tarifa Branca"as well as the coordenated charging is viable to reduce the load peak, however they do not provide a discount to the costumer, making this strategy not viable. Nevertheless, these results are promissing and must be considered for different cases.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEngenharia elétricapor
dc.subjectVeículos elétricospor
dc.subjectSistemas de carregamentopor
dc.subjectImpactos na distribuiçãopor
dc.subjectElectric vehicleseng
dc.subjectDistribution systemeng
dc.subjectCharging methodseng
dc.subjectWhite tariffeng
dc.titleO uso de modalidades tarifárias para redução do impacto causado pelo carregamento de veículos elétricos ao sistema de distribuiçãopor
dc.title.alternativeThe use of tariff modes in order to reduce the impact caused by the charging of eletric vehicles in the distribution systemeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localCachoeira do Sul, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationBacharelado em Engenharia Elétricapor
dc.description.resumoA crescente necessidade por meios de transporte mais eficientes e a gestão de recursos ambientais representa um importante fator no desenvolvimento tecnológico de diversas áreas. Tal necessidade coloca os Veículos Elétricos (VEs) como uma solução atrativa para o suprimento da demanda por meios de transporte e preservação ambiental no meio urbano. Por conta disso, seja por motivos políticos, ou pela necessidade de tornar grandes centros urbanos menos agressivos ao meio ambiente, muitos países já começaram a realizar incentivos fiscais para promover essa mudança. Nesse contexto, caso haja uma quantidade significativa de veículos elétricos solicitando recarga ao mesmo tempo, a operação do sistema elétrico de potência (SEP) será comprometida. Para observar se o sistema atual está apto a continuar funcionando de forma adequada, será feita uma análise referente ao aumento de carga ocasionado pela penetração de VEs no sistema de distribuição. Tal abordagem será feita a partir de um aspecto econômico, avaliando a viabilidade do uso de métodos coordenados de carregamento aliados ao uso de uma modalidade tarifária distinta da tarifa convencional, conhecida como tarifa branca. Para garantir a aplicabilidade dos dados obtidos durante o trabalho, a análise será feita a partir da modelagem de curvas de carga de diferentes unidades consumidoras aptas à mudança de tarifa, em diferentes cenários de carregamento, variando o horário e número de veículos inseridos à rede. Por fim, essa análise tem como objetivo identificar possíveis soluções ao aumento de carga ocasionado pelo uso de VEs, para que seja possível evitar problemas causados pela penetração desses veículos no sistema de distribuição de energia elétrica. Os resultados mostram que o uso da tarifa branca junto ao carregamento coordenado são viáveis na redução do aumento de carga, mas não garantem um desconto ao consumidor, impossibilitando o seu uso para os consumidores analisados. Todavia, tais resultados são promissores e devem ser considerados para diferentes unidades consumidoras.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.unidadeUFSM Cachoeira do Sulpor


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