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dc.contributor.advisorOliveira-Cruz, Milena Carvalho Bezerra Freire de
dc.creatorPalacios, Guilherme Juan Iop Cerda
dc.date.accessioned2020-11-30T18:48:53Z
dc.date.available2020-11-30T18:48:53Z
dc.date.issued2019-12-04
dc.date.submitted2019
dc.identifier.citationPALACIOS, G. J. I. C. “E as proteínas?”: a construção da identidade de sujeitos vegetarianos em Santa Maria – RS através das práticas de consumo. 2019. 95 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20197
dc.descriptionTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, RS, 2019.por
dc.description.abstractEvery year the number of vegetarians in Brazil grows more and more, but there are few works that propose to study this group in the field of communication and consumer studies. In view of this, we have little information on how vegetarian subjects constitute themselves as a group and what the impacts of consumption on them are. That said, the general objective of this work is to explore how subjects constitute their vegetarian identities through their consumer relations and cultural practices. Consumption relations are analyzed through two theoretical models proposed by Garcia Canclini (1992): consumption as a mode of symbolic distinction between groups, and as an integrative/communicative mode. The relationship between consumption and identity is explored from Hall (2000), Barbosa; Campbell (2006), Douglas; Isherwood (2006). In addition, the relationship between food and cultural practices is discussed through Joy (2014), who coined the term "carnism", demonstrating that what we eat and/or consider edible has more to do with our culture than with biological factors. In view of the objective of the study, we conducted a qualitative research with vegetarian subjects in Santa Maria/RS, through semi-open and semi-structured interviews. As part of the results obtained, it is considered that while hegemony is maintained by carnival society, vegetarian subjects perceive themselves as counterhegemonic insofar as they contest the cultural practices established by carnism. Therefore, the support between the group, whether online or offline, is important for the consolidation and maintenance of their identities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectVegetarianismopor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectCarnismopor
dc.subjectVegetarianismeng
dc.subjectConsumptioneng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectCultureeng
dc.subjectCarnismeng
dc.title“E as proteínas?”: a construção da identidade de sujeitos vegetarianos em Santa Maria – RS através das práticas de consumopor
dc.title.alternative"And the proteins?" the construction of the identity of vegetarian subjects in Santa Maria - RS through the practices of consumptioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationComunicação Social - Publicidade e Propagandapor
dc.description.resumoA cada ano cresce mais o número de vegetarianos no Brasil, porém, são poucos trabalhos que se propõe a estudar este grupo dentro do campo da comunicação e dos estudos de consumo. Em vista disto, temos poucas informações a respeito de como os sujeitos vegetarianos se constituem enquanto grupo e quais os impactos do consumo sobre eles. Dito isto, o objetivo geral deste trabalho é explorar de que maneira os sujeitos constituem suas identidades vegetarianas através de suas relações de consumo e práticas culturais. As relações de consumo são analisadas através de dois modelos teóricos propostos por Garcia Canclini(1992): consumo como modo de distinção simbólica entre os grupos, e como modo integrativo/comunicativo. A relação entre consumo e identidade é explorada a partir de Hall (2000), Barbosa; Campbell (2006), Douglas; Isherwood (2006). Além disto, a relação entre a alimentação e práticas culturais é discutida por meio de Joy (2014), que cunhou o termo “carnismo”, demonstrando que o que comemos e/ou consideramos comestível, tem mais a ver com nossa cultura do que com fatores biológicos. Tendo em vista o objetivo do trabalho, realizamos uma pesquisa qualitativa junto a sujeitos vegetarianos em Santa Maria/RS, por meio de entrevistas semi-abertas e semi-estruturadas. Como parte dos resultados obtidos, considera-se que enquanto a hegemonia é mantida pela sociedade carnista, os sujeitos vegetarianos se percebem como contra-hegemônicos na medida em que contestam as práticas culturais estabelecidas pelo carnismo. Para tanto, o apoio entre o grupo, seja online ou offline, é importante para a consolidação e a manutenção de suas identidades.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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