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dc.contributor.advisorBerté, Odailso Sinvaldo
dc.creatorFraga, Valéria da Fontoura
dc.date.accessioned2021-01-18T15:57:33Z
dc.date.available2021-01-18T15:57:33Z
dc.date.issued2019-12-04
dc.date.submitted2019
dc.identifier.citationFRAGA, Valéria da Fontoura. Jajekouro’a com os guarani: relações entre dança e a decolonialidade. 2019. 82 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança Licenciatura)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20260
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Dança Licenciatura, RS, 2019.por
dc.description.abstractThis final paper presents a study on a dance experience with the Guarani of the village Tekoá Ko'ẽju, situated in São Miguel das Missões, RS, around the show Som e Luz no Corpos, which is presented in the Historical Site of São Miguel Arcanjo, an action of the Dance Degree Course, executades by an Extension Project called “De Terra Seus Corpos”, from the Universidade Federal de Santa Maria. Based on the approach and methodology of a/r/tography, this study seeks to articulate the relationships between dance and the decoloniality, having regard to the experience of art teacher of the Guarani as a context and practice motivation for a a decolonial dance proposition. This is a way to teach them and learn how to dance, with a focus on the of a shared creation, and in the meeting of different cultures and the different bodies who looks for learning together. Reflecting to take the dance from the colonial perspective, bringing scholars dialogues to contribute to a understanding of an artistic-pedagogical experience seen in this study and we can actually see in the teaching of art more broadly. Promoting a critical way on the existing pedagogies in our area, proposing some ways to start a change of ours colonial habits.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDançapor
dc.subjectDecolonialpor
dc.subjectGuaranipor
dc.subjectEspetáculo artísticopor
dc.subjectDanceeng
dc.subjectDecolonialityeng
dc.subjectShoweng
dc.titleJajekouro’a com os guarani: relações entre dança e a decolonialidadepor
dc.title.alternativeJajekouro'a with guarani: relations between dance and decolonialityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationDança Licenciaturapor
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um estudo sobre a experiência de dança com os Guarani da aldeia Tekoá Ko'ẽju, de São Miguel das Missões, RS, em torno do espetáculo Som e Luz em Corpos, apresentado no Sítio Histórico de São Miguel Arcanjo, uma ação do Projeto de Extensão “De Terra Seus Corpos”, do Curso de Dança – Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria. Baseado na abordagem metodológica da A/R/Tografia, este estudo busca articular relações entre a dança e a decolonialidade, tendo a experiência artístico-pedagógica com os Guarani como contexto e prática motivadora para a proposição de uma dança decolonial. Trata-se de uma forma de ensinar-aprender dança com foco na criação compartilhada e no encontro de culturas e corpos diferentes que buscam aprender juntos. Refletindo para tirar a dança da perspectiva colonial, trazendo diálogos de estudiosos que contribuem para se compreender a experiência artístico-pedagógica vista neste estudo e o ensino da arte de modo mais amplo. Promovendo um olhar crítico frente às pedagogias já existentes na nossa área, propondo algumas formas de iniciar a mudança de hábitos coloniais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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