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dc.contributor.advisorFarias, Graziela Franceschet
dc.creatorRibeiro, Geovana
dc.date.accessioned2021-02-08T18:28:17Z
dc.date.available2021-02-08T18:28:17Z
dc.date.issued2020-10-30
dc.date.submitted2020
dc.identifier.citationRIBEIRO, G. Política nacional de formação de professores das licenciaturas e a educação inclusiva: das atualidades às perspectivas. 2020. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2020.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20289
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2020.por
dc.description.abstractThe present study aims to comprehend that the Education is a universal warranty right, secured by the 1988´s Federal Constitution, and its constituted by a dynamic process of interaction, transformation and resignification through securing the learning and experience movements. In the Education extent, as a citizen right, is the inclusion of students and children in regular classes and the approximation of these with the school and the families (BRASIL, 2015), being part of a childhood social construction and how children relate with time and space, producers of identities and belongs. To aim the indispensable school´s role in presenting and giving meaning to the letters, numbers, games and self-knowledge world, considering it as a collaborative institution which approaches those involved in the apprenticeship process in a way that can comprehend its importance. The present study is a case study, performed in a private school in Santa Maria/RS, where was observed students from different grades of elementary school of different age ranges. In the proposed study, I pursued to reflect the extracurricular internship’s interlocution with the necessity of acceptance in the differences in development and transformation process of Inclusive Education and Special Education in Brazil, acknowledging them as fundamental rights in a country which aims educational excellence, that plans and ensures the rights and formation of absolute citizens, a process that must initiate, specially, through the Education of young children and must extent throughout life.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEstágio extracurricular não-obrigatóriopor
dc.subjectAluno - criançapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectNon-obligatory extracurricular internshipeng
dc.subjectStudent- childeng
dc.titlePolítica nacional de formação de professores das licenciaturas e a educação inclusiva: das atualidades às perspectivaspor
dc.title.alternativeNational training policy of licensures’ teachers and inclusive education: from present times to perspectiveseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturno.por
dc.description.resumoO corrente estudo tem por objetivo compreender que a Educação é um direito de garantias universais, assegurado pela Constituição Federal de 1988 e se constitui em um processo dinâmico de interação, transformação e ressignificações através dos quais, deve-se assegurar os movimentos de aprendizagem, vivências e experiências. No âmbito da Educação como um direito de todo o cidadão está a inclusão de alunos e crianças em turmas regulares e a aproximação destas com a escola e as famílias (BRASIL, 2015), fazendo parte de uma construção social da infância e de como as crianças se relacionam com o tempo e o espaço produtores de identidades e pertencimento. Aponto o imprescindível papel da escola de apresentar e dar significado ao mundo das letras, números, brincadeiras e autoconhecimento, considerando-a como instituição colaborativa que aproxima todos os envolvidos no processo de aprendizagem de modo que estes possam compreender sua importância O presente trabalho é um estudo de caso, realizado em uma escola da rede particular de ensino na cidade de Santa Maria/RS onde foram observados alunos de diferentes anos do ensino fundamental de diferentes faixas etárias. No movimento proposto, busquei refletir a interlocução do estágio extracurricular com a necessidade de acolhimento das diferenças no processo de formação e de transformação da Educação Inclusiva e da Educação Especial no Brasil, entendo-as como direitos fundamentais em um país que almeja excelência educacional, que planeje e assegure direitos e formação de cidadãos plenos, processo esse que deve se iniciar, especialmente, pela Educação das crianças muito pequenas e pequena e estender-se até ao longo da vida.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

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