dc.contributor.advisor | Farias, Graziela Franceschet | |
dc.creator | Ribeiro, Geovana | |
dc.date.accessioned | 2021-02-08T18:28:17Z | |
dc.date.available | 2021-02-08T18:28:17Z | |
dc.date.issued | 2020-10-30 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, G. Política nacional de formação de professores das licenciaturas e a educação inclusiva: das atualidades às perspectivas. 2020. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2020. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20289 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2020. | por |
dc.description.abstract | The present study aims to comprehend that the Education is a universal warranty
right, secured by the 1988´s Federal Constitution, and its constituted by a dynamic
process of interaction, transformation and resignification through securing the
learning and experience movements. In the Education extent, as a citizen right, is the
inclusion of students and children in regular classes and the approximation of these
with the school and the families (BRASIL, 2015), being part of a childhood social
construction and how children relate with time and space, producers of identities and
belongs. To aim the indispensable school´s role in presenting and giving meaning to
the letters, numbers, games and self-knowledge world, considering it as a
collaborative institution which approaches those involved in the apprenticeship
process in a way that can comprehend its importance. The present study is a case
study, performed in a private school in Santa Maria/RS, where was observed
students from different grades of elementary school of different age ranges. In the
proposed study, I pursued to reflect the extracurricular internship’s interlocution with
the necessity of acceptance in the differences in development and transformation
process of Inclusive Education and Special Education in Brazil, acknowledging them
as fundamental rights in a country which aims educational excellence, that plans and
ensures the rights and formation of absolute citizens, a process that must initiate,
specially, through the Education of young children and must extent throughout life. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Estágio extracurricular não-obrigatório | por |
dc.subject | Aluno - criança | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Inclusive education | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Non-obligatory extracurricular internship | eng |
dc.subject | Student- child | eng |
dc.title | Política nacional de formação de professores das licenciaturas e a educação inclusiva: das atualidades às perspectivas | por |
dc.title.alternative | National training policy of licensures’ teachers and inclusive education: from present times to perspectives | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Noturno. | por |
dc.description.resumo | O corrente estudo tem por objetivo compreender que a Educação é um direito de
garantias universais, assegurado pela Constituição Federal de 1988 e se constitui
em um processo dinâmico de interação, transformação e ressignificações através
dos quais, deve-se assegurar os movimentos de aprendizagem, vivências e
experiências. No âmbito da Educação como um direito de todo o cidadão está a
inclusão de alunos e crianças em turmas regulares e a aproximação destas com a
escola e as famílias (BRASIL, 2015), fazendo parte de uma construção social da
infância e de como as crianças se relacionam com o tempo e o espaço produtores
de identidades e pertencimento. Aponto o imprescindível papel da escola de
apresentar e dar significado ao mundo das letras, números, brincadeiras e
autoconhecimento, considerando-a como instituição colaborativa que aproxima
todos os envolvidos no processo de aprendizagem de modo que estes possam
compreender sua importância O presente trabalho é um estudo de caso, realizado
em uma escola da rede particular de ensino na cidade de Santa Maria/RS onde
foram observados alunos de diferentes anos do ensino fundamental de diferentes
faixas etárias. No movimento proposto, busquei refletir a interlocução do estágio
extracurricular com a necessidade de acolhimento das diferenças no processo de
formação e de transformação da Educação Inclusiva e da Educação Especial no
Brasil, entendo-as como direitos fundamentais em um país que almeja excelência
educacional, que planeje e assegure direitos e formação de cidadãos plenos,
processo esse que deve se iniciar, especialmente, pela Educação das crianças
muito pequenas e pequena e estender-se até ao longo da vida. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |