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dc.contributor.advisorMarquezan, Lorena Ines Peterini
dc.creatorSantos, Carmen Terezinha Mauricio dos
dc.date.accessioned2021-02-25T19:09:38Z
dc.date.available2021-02-25T19:09:38Z
dc.date.issued2020-09-08
dc.date.submitted2020
dc.identifier.citationBRASIL. Lei n . 9 .394, d e 20 de dezembro de 1996. LDB: Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2 3 dez. 1996. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> ALVES, Rubem. Transparências d a eternidade. In: A aposta. Verus, 2 002. Disponível em: <https://www.rubemalves.com.br/aaposta.htm> ALVES, Rubem. O que é Religião. 1 5. e d. São Paulo: Brasiliense, 1992. BERGER, Peter. O Dossel Sagrado – Elementos para uma Teoria Sociológica da Religião . São Paulo: Paulus, 1985. BRASIL. L ei n º 13.185, de 6 de novembro d e 2 015 . Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13185.htm> BRASIL. Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação Conselho Pleno. Resolução nº 5, de 28 de dezembro de 2018 . Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de licenciatura em Ciências da Religião e dá outras providências. CHAUÍ, Marilena. Simulacro e Poder – Convite à Filosofia. São Paulo, 2000. CONTI, Luana Cristine Franzini de; PALMA, Ângela Pereira Teixeira Victória. Educação Física na escola e a afetividade: a construção do autorrespeito. In: Educação, v . 41, n . 1 , jan./abr. 2016. CUNHA, M. I . d a. O bom professor e sua prática. 24. ed. Poloni: Papirus, 2012. 159p. DEBARBIEUX, Eric.; BLAYA, Catherine. ( Orgs.). Violência nas escolas e políticas públicas. Brasília: UNESCO, 2002. DISKIN, L. P.; ROIZMAN, L. G. Como se faz? Semeando cultura de paz nas escolas. 4. ed. Brasília: UNESCO, Associação Palas Athena, Fundação Vale, 2 008. FREIRE, A. M. A . Educação para a paz segundo Paulo Freire. Portal-RS, a no X XIX, n. 2 , v . 59, p. 387-393, mai./ago, 2006. FONSECA, Alexandre Brasil. Evangélicos e mídia no Brasil. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2003. FREIRE, Paulo. Pedagogia da tolerância. São Paulo: UNESP, 2004. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 1 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. PIERUCCI, A. F .; PRANDI, R. A realidade social das religiões no Brasil: religião, sociedade e política . São Paulo: Hucitec, 1996.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20336
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, RS, 2021por
dc.description.abstractThe present study mainly sought to analyze and discuss the pedagogy of teaching and learning of the curricular component of Religious Studies in public institutions of the Elementary Education in the municipality of Santa Maria, as well as investigate what do students and educators of such school level understand about the awakening of spirituality and formation of a human being. Thus, the objective is to contribute to the fight against violence, intolerance, bullying, and school dropout. Consequently, to collaborate in reducing cases of anxiety and depression developed in the school environment, which affect both students and teachers. Configuring itself like one of the great challenges of contemporary times as it reaches the youngest layer of society. The work was completed through a conversation circle in which each participant has presented their answers, and all of them have participated giving their opinions on the topic, under the teacher’s guidance. We perceive the awareness of the need for care, of “science with awareness” because the parts are involved in the whole and vice versa. Religious Studies are a space of aesthetic humanization, interdisciplinarity of innovative knowledge, and actions involving ethics and solidarity, which enable the mobilization of skills beyond the consumer society or market needs.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino religiosopor
dc.subjectMediação de conflitospor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectReligious studieseng
dc.subjectConflict mediationeng
dc.subjectElementary educationeng
dc.subjectEthicseng
dc.subjectCitizenshipeng
dc.titleCrises do mundo contemporâneo, mediação de conflitos e Ensino Religioso: um estudo com alunos e professores do ensino fundamental de instituições públicas de educaçãopor
dc.title.alternativeCrises of the contemporary world, conflict mediation and religious education: a study with students and teachers from the elementary school of public education institutionseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine , RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências da Religiãopor
dc.description.resumoO presente estudo busca principalmente analisar e discutir a pedagogia do ensino e da aprendizagem do componente curricular do Ensino Religioso em instituições públicas de Educação Fundamental da área de abrangência da coordenadoria de educação de Santa Maria-RS. Busca também investigar qual o entendimento que educandos e educadores desse nível escolar possuem sobre o papel da matéria no despertar da espiritualidade e formação do ser. Assim, tem-se como objetivo contribuir no combate à violência, a intolerância, ao bullying e o abandono escolar. Consequentemente, colaborar na redução dos casos de ansiedade e depressão desenvolvidos no ambiente escolar, que atingem tanto o quadro discente quanto o docente. Configurando-se como um dos grandes desafios da contemporaneidade, pois atinge a camada mais jovem da sociedade. A finalização do trabalho foi através de uma roda de conversa em que todos apresentaram suas respostas e participaram com suas opiniões sobre o tema, sob orientação do professor. Percebemos a tomada de consciência da necessidade do cuidado, da “ciência com consciência” pois as partes estão implicadas no todo e vice-versa. O Ensino Religioso é um espaço de humanização estética, interdisciplinaridade de saberes e fazeres éticos e solidários inovadores que propiciam a mobilização das competências para além da sociedade de consumo ou necessidades do mercado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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