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dc.contributor.advisorPozobon, Rejane de Oliveira
dc.creatorOliveira, Letícia Ribeiro de
dc.date.accessioned2021-03-15T14:38:39Z
dc.date.available2021-03-15T14:38:39Z
dc.date.issued2019-12-03
dc.date.submitted2019
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Letícia Ribeiro de. Contingenciamentos orçamentários nas universidades públicas: análise das estratégias argumentativas nos portais G1 e R7. 2019. 80 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20435
dc.descriptionTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social Relações Públicas, RS, 2019.por
dc.description.abstractThis course conclusion paper aims to analyze the argumentative strategies triggered by the G1 and R7 portals in the news coverage of budget contingencies in public universities, from April 30 to May 7, 2019. Therefore, the argumentative strategies, proposed by Breton (1999), Authority, Common Assumptions or Values and Views, and Reframing were used to perform the analysis of 56 stories published in the selected period. In addition, the Brazilian political context following the 2018 presidential elections and a brief history on the relation between the Ministry of Education and budget cuts in public universities in the last decades are also presented. In addition, we discuss the media discourse, its characteristics, strategies and power relations. After the analysis, it was concluded that the portals triggered the three proposed arguments, however, while the G1 used more of the argument of Authority, from the moment it triggers sources such as rectors, representatives of associations linked to higher education and experts in the field. In this area, the R7 triggered the Reframing more, in a way, trying to alleviate the contingencies and, almost exclusively, making use of quotes from speeches by the Minister of Education, Abraham Weintraub.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAnálise argumentativapor
dc.subjectContingenciamentos nas universidades públicaspor
dc.subjectPortal G1por
dc.subjectPortal R7por
dc.subjectMinistério da Educaçãopor
dc.subjectArgumentative analysiseng
dc.subjectContingencies in public universitieseng
dc.subjectMinistry of educationeng
dc.titleContingenciamentos orçamentários nas universidades públicas: análise das estratégias argumentativas nos portais G1 e R7por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social - Relações Públicaspor
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar as estratégias argumentativas acionadas pelos portais G1 e R7 na cobertura noticiosa acerca dos contingenciamentos orçamentários nas universidades públicas, durante o período de trinta de abril a sete de maio de 2019. Para tanto, as estratégias argumentativas, propostas por Breton (1999), Autoridade, Pressupostos comuns ou valores e pontos de vista, e reenquadramento foram utilizadas para realizar a análise de 56 matérias publicadas no período selecionado. Além disso, também é apresentado o contexto político brasileiro após as eleições presidenciais de 2018 e um breve histórico sobre a relação do Ministério da Educação e os cortes orçamentários nas universidades públicas nas últimas décadas. Além disso, discorremos acerca do discurso midiático, suas características, estratégias e relações de poder. Após a análise, concluiu-se que os portais acionaram os três argumentos propostos, porém, enquanto o G1 utilizou mais do argumento de Autoridade, a partir do momento em que aciona fontes, como reitores, representantes de associações ligadas à educação superior e especialistas na área, o R7 acionou mais o reenquadamento, de certa forma, tentando amenizar os contigenciamentos e, quase que excluisavamente, fazendo o uso de citações a partir de discursos do Ministro da Educação, Abraham Weintraub.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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