Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVelozzo, Rossana Perdomini Della Costa
dc.creatorPacheco, Débora Matiuzzi
dc.date.accessioned2021-03-29T11:16:40Z
dc.date.available2021-03-29T11:16:40Z
dc.date.issued2021-02-11
dc.date.submitted2021-02-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20461
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Teatro.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectExperiênciapor
dc.titleDegustando movimentos: pensar o corpo na formação docente em teatropor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLicenciatura em Teatropor
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Teatro traz o corpo como tema principal, mais especificamente na relação com a formação do professor de teatro. Para tanto, os dados analisados foram produzidos a partir das experiências vivenciadas ao longo do processo formativo da pesquisadora com o enfoque na experiência em aulas online ministradas pela professora de dança Luciana Paludo. As análises tratam de tópicos para pensar a formação docente em teatro: ética da sensibilidade, uma estética do risco e uma política do posicionamento. O procedimento metodológico utilizado dialoga com a perspectiva de estudo de caso contemporâneo, inspirada nos apontamentos de Robert Stake (2011), bem como se inspirada na abordagem da pesquisa-experiência, a partir dos apontamentos de Susana Fernandes (2011), a qual traz a inspiração foucaultiana. Como embasamento teórico para pensar a formação docente, este estudo traz a noção de formação inventiva, a partir das proposições de Rosimeri Dias (2012) e Virgínia Kastrup (2012). Outros autores, como: Viola Spolin (2008), Jorge Larossa Bondía (2002), Achille Mbembe (2018), Michel Foucault (1987), Luciana Paludo (2017), Steve Paxton (1975), José Gil (2004), Leonardo Foletto (2011), também se fazem aqui presentes para guiar a compreensão das reflexões aqui apontadas. Conclui-se que os tópicos aqui levantados são pontos importantes que podem contribuir para o aprimoramento de reflexões acerca do processo formativo do professor de teatro, fortalecendo o espaço do corpo como produtor de conhecimento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto