Ausências, brechas e encontros: o professor tutor no estágio curricular supervisionado
Visualizar/ Abrir
Data
2013-04-24Primeiro membro da banca
Wielewicki, Hamilton de Godoy
Segundo membro da banca
Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa desenvolveu-se no Programa de Pós-Graduação em Educação
(PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O estudo está inserido na
Linha de Pesquisa “Formação docente, saberes e desenvolvimento profissional”
(LP1), e procurou investigar as relações de professoras e professores tutores com a
formação de si e do estagiário no contexto do Estágio Curricular Supervisionado
(ECS). O ECS é um dos cenários da prática docente do professor em formação e
propicia pluralidade nas relações estabelecidas entre os espaços em que se
desenvolve - a escola e a universidade -, não só para o futuro professor, mas
também, para os que o acompanham. A pesquisa propôs-se ao estudo das
narrativas derivadas dos sujeitos foco: professores das escolas de educação básica
da cidade de Santa Maria/RS, que recebem os acadêmicos dos cursos de
licenciatura, da disciplina de ECS da UFSM, denominados aqui tutor, com o objetivo
de investigar a forma que esses caracterizam a orientação dentro do ECS,
espaço/tempo formador do qual fazem parte. Assim, tutor, no texto, apresenta o
caráter do professor que realiza um trabalho com o estagiário. A pesquisa se deu
pela abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso, com entrevistas
não estruturadas, gravadas em áudio, realizadas individualmente com cada tutor,
seis ao total, oriundos das disciplinas de ciências, biologia, língua portuguesa e
língua inglesa. Nesse sentido, foi possível identificar diferentes modos de orientação e concepções sobre o estágio para cada professor tutor, como de auxílio ao
estagiário apenas quando requisitado, ou visto como uma troca de dúvidas e
saberes entre ambos ou ainda como uma interlocução e construção coletiva entre
todos os atores do estágio, incluindo também o professor orientador, sendo possível,
em alguns tutores visualizar encontros desses com o papel formador.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: