Mostrar registro simples

dc.creatorRosa, Luciana Aparecida Barbieri da
dc.date.accessioned2021-04-08T18:03:33Z
dc.date.available2021-04-08T18:03:33Z
dc.date.issued2019-12-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20507
dc.description.abstractSeveral studies have discussed the ability of business innovation from different perspectives, a key factor for the success and survival of organizations, which are competitive with competitors as a result of investments in innovation. The literature presents comprehensive content on respect for innovative capacity, which does not require catalysts and barriers to innovation. However, there is a presence of theoretical and empirical gaps that may explain its capacity for sustainable innovation. Given this, the objective of the study is to identify how the management of innovative capacity influences the power of sustainable innovation in Brazilian companies. To analyze the innovative capacity other than its catalysts, use the studies by Herrera (2016), Oslo Manual (2005) and Claudino et al (2017) and, which does not refer to barriers, the studies by Madrid Guijarro et al. (2009), D'Este, Iammarino, Savona, Von Tunzelmann (2012), Oslo Manual (2005) and Božić and Rajh (2016) and Claudino, et al (2017). To analyze the power of sustainable innovation, studies by Van Bonmell (2011) and Hallstedt, Thompson, Lindahl (2013) will be adopted. The first phase of the research was characterized as qualitative and was conducted from a multiple case study in four Brazilian companies. The results of this phase allow us to conclude that the innovative capacity considered high in the analyzed companies, evidenced in the association with the power of sustainable innovation. From the results of the qualitative stage, it was possible to confirm or pressure the study's leader that the innovative capacity and the power of sustainable innovation spread in the Brazilian business scenario. The second stage of the study was characterized as quantitative and comprised the conduct of a research with Brazilian companies. The results showed that innovative capacity is available with the power of sustainable innovation, as positive differences were shown between the dimensions of the dependent and independent variables. The applied bivariate and univariate analysis techniques (media difference and logistic regression) show the significant differences between the innovative capabilities and the power of innovation, being possible to confirm as outlined hypotheses.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectCapacidade inovativapor
dc.subjectPoder de inovação sustentávelpor
dc.subjectInnovationeng
dc.subjectSustainabilityeng
dc.subjectInnovative capacityeng
dc.subjectSustainable innovative powereng
dc.titleGestão da capacidade inovativa e o poder de inovação sustentávelpor
dc.title.alternativeInnovative capacity management and the sustainable innovative powereng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoVários estudos têm discutido acerca da capacidade de inovação empresarial em diferentes perspectivas, um fator primordial para o sucesso e continuidade das organizações, garantindo posições competitivas frente à concorrência como resultado de investimentos em inovação. Nesse sentido, busca reunir os mecanismos e instrumentos, assim como as metodologias e formas de organização, que possam garantir a capacidade de inovar das organizações (CHESBROUGH, 2003). Neste cenário, a inovação sustentável vem ganhando outras perspectivas de conceito tais como inovação social, inovação responsável, inovação verde, eco-inovação (BLOK e LEMMENS, 2015, p. 20). O poder de inovação sustentável é considerado a direção do desenvolvimento das empresas (ambiente interno), bem como elementos do ambiente externo. Observa-se, entretanto, a existência de lacunas teóricas e empíricas que possam explicar a capacidade inovativa e o poder de inovação sustentável. Diante disso, o objetivo do estudo consiste em identificar de que forma a gestão da capacidade inovativa está associada ao poder de inovação sustentável em empresas brasileiras. Para analisar a capacidade inovativa, no que tange aos seus direcionadores, serão utilizados os estudos de Manual de Oslo (2005), Herrera (2016), Claudino et al (2017) e no que se refere às barreiras, os estudos de Manual de Oslo (2005); Madrid-Guijarro et al. (2009), D'Este et al (2012), Božić e Rajh (2016) e Claudino, et al (2017). Para analisar o poder de inovação sustentável serão adotados os estudos de Van Bonmell (2011) e Hallstedt, Thompson, Lindahl (2013). A primeira fase da pesquisa caracterizou-se como qualitativa e foi conduzida a partir de um estudo de casos múltiplos em quatro empresas brasileiras. Os resultados dessa fase permitiram concluir que a capacidade inovativa é considerada alta nas empresas analisadas, ficando evidenciada a sua associação com o poder de inovação sustentável. A partir dos resultados da etapa qualitativa, foi possível corroborar o pressuposto norteador do estudo, de que a capacidade inovativa e o poder de inovação sustentável semelham-se no cenário empresarial brasileiro. A segunda etapa do estudo, de natureza quantitativa, compreendeu a realização de uma pesquisa survey com empresas industriais brasileiras. Os resultados permitiram observar que a capacidade inovativa está associada com o poder de inovação sustentável, na medida em que foram encontradas associações positivas entre as dimensões das variáveis dependente e independentes. As técnicas de análise bivariada e univariada aplicadas evidenciaram a existência de diferenças significativas entre a capacidade inovativa e o poder de inovação, sendo possível confirmar as hipóteses previamente delineadas.por
dc.contributor.advisor1Gomes, Clandia Maffini
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2010827580929023por
dc.contributor.referee1Madruga, Lucia Rejane Gama
dc.contributor.referee1LattesXXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.contributor.referee2Kneipp, Jordana Marques
dc.contributor.referee2LattesXXXXXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.contributor.referee3Zamberlan, João Fernando
dc.contributor.referee3LattesXXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.contributor.referee4Hernández, Maria Isabel Sánchez
dc.contributor.referee4LattesXXXXXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4108108368071720por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International