dc.creator | Rosa, Luciana Aparecida Barbieri da | |
dc.date.accessioned | 2021-04-08T18:03:33Z | |
dc.date.available | 2021-04-08T18:03:33Z | |
dc.date.issued | 2019-12-16 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20507 | |
dc.description.abstract | Several studies have discussed the ability of business innovation from different perspectives,
a key factor for the success and survival of organizations, which are competitive with
competitors as a result of investments in innovation. The literature presents comprehensive
content on respect for innovative capacity, which does not require catalysts and barriers to
innovation. However, there is a presence of theoretical and empirical gaps that may explain
its capacity for sustainable innovation. Given this, the objective of the study is to identify
how the management of innovative capacity influences the power of sustainable innovation
in Brazilian companies. To analyze the innovative capacity other than its catalysts, use the
studies by Herrera (2016), Oslo Manual (2005) and Claudino et al (2017) and, which does
not refer to barriers, the studies by Madrid Guijarro et al. (2009), D'Este, Iammarino, Savona,
Von Tunzelmann (2012), Oslo Manual (2005) and Božić and Rajh (2016) and Claudino, et
al (2017). To analyze the power of sustainable innovation, studies by Van Bonmell (2011)
and Hallstedt, Thompson, Lindahl (2013) will be adopted. The first phase of the research
was characterized as qualitative and was conducted from a multiple case study in four
Brazilian companies. The results of this phase allow us to conclude that the innovative
capacity considered high in the analyzed companies, evidenced in the association with the
power of sustainable innovation. From the results of the qualitative stage, it was possible to
confirm or pressure the study's leader that the innovative capacity and the power of
sustainable innovation spread in the Brazilian business scenario. The second stage of the
study was characterized as quantitative and comprised the conduct of a research with
Brazilian companies. The results showed that innovative capacity is available with the power
of sustainable innovation, as positive differences were shown between the dimensions of the
dependent and independent variables. The applied bivariate and univariate analysis
techniques (media difference and logistic regression) show the significant differences
between the innovative capabilities and the power of innovation, being possible to confirm
as outlined hypotheses. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inovação | por |
dc.subject | Sustentabilidade | por |
dc.subject | Capacidade inovativa | por |
dc.subject | Poder de inovação sustentável | por |
dc.subject | Innovation | eng |
dc.subject | Sustainability | eng |
dc.subject | Innovative capacity | eng |
dc.subject | Sustainable innovative power | eng |
dc.title | Gestão da capacidade inovativa e o poder de inovação sustentável | por |
dc.title.alternative | Innovative capacity management and the sustainable innovative power | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | Vários estudos têm discutido acerca da capacidade de inovação empresarial em diferentes
perspectivas, um fator primordial para o sucesso e continuidade das organizações, garantindo
posições competitivas frente à concorrência como resultado de investimentos em inovação.
Nesse sentido, busca reunir os mecanismos e instrumentos, assim como as metodologias e
formas de organização, que possam garantir a capacidade de inovar das organizações
(CHESBROUGH, 2003). Neste cenário, a inovação sustentável vem ganhando outras
perspectivas de conceito tais como inovação social, inovação responsável, inovação verde,
eco-inovação (BLOK e LEMMENS, 2015, p. 20). O poder de inovação sustentável é
considerado a direção do desenvolvimento das empresas (ambiente interno), bem como
elementos do ambiente externo. Observa-se, entretanto, a existência de lacunas teóricas e
empíricas que possam explicar a capacidade inovativa e o poder de inovação sustentável.
Diante disso, o objetivo do estudo consiste em identificar de que forma a gestão da
capacidade inovativa está associada ao poder de inovação sustentável em empresas
brasileiras. Para analisar a capacidade inovativa, no que tange aos seus direcionadores, serão
utilizados os estudos de Manual de Oslo (2005), Herrera (2016), Claudino et al (2017) e no
que se refere às barreiras, os estudos de Manual de Oslo (2005); Madrid-Guijarro et al.
(2009), D'Este et al (2012), Božić e Rajh (2016) e Claudino, et al (2017). Para analisar o
poder de inovação sustentável serão adotados os estudos de Van Bonmell (2011) e Hallstedt,
Thompson, Lindahl (2013). A primeira fase da pesquisa caracterizou-se como qualitativa e
foi conduzida a partir de um estudo de casos múltiplos em quatro empresas brasileiras. Os
resultados dessa fase permitiram concluir que a capacidade inovativa é considerada alta nas
empresas analisadas, ficando evidenciada a sua associação com o poder de inovação
sustentável. A partir dos resultados da etapa qualitativa, foi possível corroborar o
pressuposto norteador do estudo, de que a capacidade inovativa e o poder de inovação
sustentável semelham-se no cenário empresarial brasileiro. A segunda etapa do estudo, de
natureza quantitativa, compreendeu a realização de uma pesquisa survey com empresas
industriais brasileiras. Os resultados permitiram observar que a capacidade inovativa está
associada com o poder de inovação sustentável, na medida em que foram encontradas
associações positivas entre as dimensões das variáveis dependente e independentes. As
técnicas de análise bivariada e univariada aplicadas evidenciaram a existência de diferenças
significativas entre a capacidade inovativa e o poder de inovação, sendo possível confirmar
as hipóteses previamente delineadas. | por |
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Clandia Maffini | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2010827580929023 | por |
dc.contributor.referee1 | Madruga, Lucia Rejane Gama | |
dc.contributor.referee1Lattes | XXXXXXXXXXXXXXX | por |
dc.contributor.referee2 | Kneipp, Jordana Marques | |
dc.contributor.referee2Lattes | XXXXXXXXXXXXXXXXXX | por |
dc.contributor.referee3 | Zamberlan, João Fernando | |
dc.contributor.referee3Lattes | XXXXXXXXXXXXXXX | por |
dc.contributor.referee4 | Hernández, Maria Isabel Sánchez | |
dc.contributor.referee4Lattes | XXXXXXXXXXXXXXXXXX | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4108108368071720 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Administração | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Administração | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |