Mostrar registro simples

dc.creatorPatias, Bhianca Conterato
dc.date.accessioned2021-04-15T14:13:33Z
dc.date.available2021-04-15T14:13:33Z
dc.date.issued2018-09-13
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20589
dc.description.abstractThis research deals with the Traditional Games as a playful manifestation expressed culturally and historically, related to the High School of Basic Education. It aims to analyze the pedagogical experiences developed with the Traditional Games as content of the curriculum component Physical Education in High School. More specifically, it aims to carry out pedagogical experiences with the Traditional Game in Secondary School and to understand the conception of the students and the teacher regent of the class, from the pedagogical experience with Traditional Games in Physical School Education (EFE). The research was carried out in a State school of the Municipality of Jaguari, in the interior of Rio Grande do Sul, with classes of 1st, 2nd and 3rd years of High School, through a participant research, with data collection from daily field, interview with the class teacher and focus group with the students. After data collection, transcription and analysis were performed. We have identified through the field and bibliographical research that the Traditional Games are still few used as content of EFE mainly in high school, whose predominance is sports. Nevertheless, the research demonstrated the effective possibility of developing them in EFE in High School, as new contents, evidencing that the Traditional Games promote knowledge, cooperation, union among colleagues, and awaken joy, laughter, and will to play more and againeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectJogos tradicionaispor
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectTraditional gameseng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.titleO jogo tradicional nas aulas de Educação Física no ensino médio: experiências pedagógicaspor
dc.title.alternativeThe traditional game in the class of Physical Education in high school: pedagogical experienceseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa trata dos Jogos Tradicionais como manifestação lúdica expressa culturalmente e historicamente, relacionados ao Ensino Médio da Educação Básica. Objetiva analisar as experiências pedagógicas desenvolvidas com os Jogos Tradicionais como conteúdo do componente curricular Educação Física no Ensino Médio. Mais especificamente, visa realizar experiências pedagógicas com o Jogo Tradicional no Ensino Médio e compreender a concepção dos alunos e da professora regente da turma, a partir da experiência pedagógica com Jogos Tradicionais na Educação Física Escolar (EFE). A pesquisa foi realizada em uma escola Estadual do Município de Jaguari, interior do Rio Grande do Sul, com turmas do 1°,2° e 3° anos do Ensino Médio, através de uma pesquisa participante, com coleta de dados a partir de diário de campo, entrevista com a professora da turma e grupo focal com os alunos. Após coleta de dados foi realizado transcrição e analise dos mesmos. Identificamos por meio da pesquisa bibliográfica e de campo que os Jogos Tradicionais ainda são poucos utilizados como conteúdo da EFE principalmente no ensino médio, cuja predominância são os esportes. Não obstante, a pesquisa demonstrou a possibilidade efetiva de desenvolvê-los na EFE no Ensino Médio, como novos conteúdos, evidenciando que os Jogos Tradicionais promovem o conhecimento, a cooperação, a união entre os colegas, além de despertar alegria, risos, e vontade de Jogar mais e de novo.por
dc.contributor.advisor1Marin, Elizara Carolina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6076371969892407por
dc.contributor.referee1Sagrillo, Daniele Rorato
dc.contributor.referee2Gomes-da-Silva, Pierre Normando
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2892280671940219por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International