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dc.contributor.advisorFoletto, Rafael
dc.creatorLutz, Kássia Nadine
dc.date.accessioned2021-04-20T17:36:26Z
dc.date.available2021-04-20T17:36:26Z
dc.date.issued2018-11-26
dc.date.submitted2018
dc.identifier.citationLUTZ, K. N. Entre a teoria e a prática: a atuação dos profissionais de Relações Públicas na comunicação pública de órgãos do Estado do Rio Grande do Sul. 2018. 201p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) – Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20649
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen, Curso de Relações Públicas, RS, 2018.por
dc.description.abstractConsidering the role of public relations on issues such as the public interest, the need for popular participation and the relationship between State, government and citizens, the present research aims to analyze the performance of professionals in public state agencies regarding public communication, from their reports. Given this, we have as first methodological movements the contextualization research, aiming an approximation in relation to the object of study and the research of research seeking to get in touch with the works already produced in the area realizing a theoretical-methodological deconstruction that gave us bases to know how to carry out our investigation. Next the theoretical research is pertinent to understanding the contours and scope of this dynamic concept that is the public communication and also seeking to position the PR professional in this field, especially in public agencies. Already during the field work, we chose to use semistructured questionnaires in a first online contact to later conduct semi-open interviews in order to deepen our questions in personal contact. After we base ourselves on the precepts of the content analysis of Bardin (2011), adapting it to the specificities of our research to analyze the collected data. As main results found we can highlight the recognition and the performance of the professional in the areas of internal communication and events which contribute significantly to the construction of public communication when they promote public debate (like public hearings) or when dealing with public interest issues, as well the advertising campaigns. In addition, the integration and qualification of the internal processes has reflexes in the service to the external public. The digital communication also appears a lot, having important participation of public relations, from the planning to the interaction with the users. In the press office and the crisis management, it seems to us that there is still no recognition or integrated communication that counts on including the PR professional as a strategic figure. Finally, it should be emphasized that there is no ideal use of the planning and evaluation tools of the developed activities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComunicação públicapor
dc.subjectÓrgãos públicos estaduaispor
dc.subjectProfissionais de relações públicaspor
dc.subjectEntrevista semiabertapor
dc.subjectAnálise de conteúdopor
dc.subjectPublic communicationeng
dc.subjectState public agencieseng
dc.subjectPublic relations professionalseng
dc.subjectSemi-open intervieweng
dc.subjectContent analysiseng
dc.titleEntre a teoria e a prática: a atuação dos profissionais de relações públicas na comunicação pública de órgãos do Estado do Rio Grande do Sulpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localFrederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasilpor
dc.degree.graduationRelações Públicas Bachareladopor
dc.description.resumoConsiderando o papel dos relações-públicas frente a questões como o interesse público, a necessidade de participação popular e o relacionamento entre Estado, governo e cidadãos, a presente pesquisa objetiva analisar a atuação dos profissionais em órgãos públicos estaduais no que tange à comunicação pública, a partir dos seus contextos e relatos. Diante disso, temos como primeiros movimentos metodológicos a pesquisa de contextualização, visando uma aproximação em relação ao objeto de estudo, e a pesquisa da pesquisa, buscando entrar em contato com os trabalhos já produzidos na área, realizando uma desconstrução teórico-metodológica que nos dá bases para saber como realizar nossa investigação. Em seguida, a pesquisa teórica é pertinente para a compreensão dos contornos e abrangências desse conceito dinâmico que é a comunicação pública, procurando também posicionar o profissional de RP neste âmbito, em especial nos órgãos públicos. Já durante o trabalho de campo, optamos por utilizar questionários semiestruturados em um primeiro contato online para, posteriormente, realizarmos entrevistas semiabertas visando aprofundar nossos questionamentos no contato pessoal. Após, baseamo-nos nos preceitos da análise de conteúdo de Bardin (2011), adaptando-a às especificidades de nossa pesquisa para analisar os dados coletados. Como principais resultados encontrados, podemos destacar o reconhecimento e a atuação do profissional nas áreas de comunicação interna e eventos, que contribuem significativamente na construção da comunicação pública quando promovem o debate público (como audiências públicas) ou quando tratam de temas de interesse público, assim como as campanhas publicitárias. Além disso, a integração e qualificação dos processos internos possui reflexos no atendimento ao público externo. A comunicação digital também aparece bastante, tendo importante participação dos relações- públicas, desde o planejamento até a interação com os usuários. Na assessoria de imprensa e no gerenciamento de crise nos parece que ainda não há um reconhecimento ou uma comunicação integrada que dê conta de incluir o profissional de RP como figura estratégica. Por fim, cabe ressaltar que não há um uso ideal das ferramentas de planejamento e avaliação das atividades desenvolvidas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApor
dc.publisher.unidadeUFSM Frederico Westphalenpor


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