Ressignificando a prática de ensino em tempo de pandemia Covid19
Resumo
Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências desenvolvidas
durante o Estágio Supervisionado obrigatório nos Anos Inicias, do Curso de
graduação de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, da Universidade Federal de
Santa Maria. O ponto de partida é o aprendizado enquanto estudante na etapa de
formação inicial, sendo este um momento onde a teoria e a prática seguem no
mesmo patamar. O processo de construção das aprendizagens traz consigo um
grande desafio: o ensino remoto, aliado ao processo de formação docente no Curso
de Pedagogia. A metodologia utilizada para realizar este estudo é do tipo qualitativa,
tendo por base relatos de experiências de como foi realizado o processo de Estágio
Obrigatório nos Anos Iniciais, num período de ensino remoto nas instituições de
ensino (UFSM, Escola Pública). Para tanto, foram definidos como objetivos
específicos: analisar as legislações pertinentes a este período de ensino remoto,
refletir sobre o processo de prática realizada nos estágios e analisar todo o processo
de regência vivenciado no período de estágio obrigatório. Os eixos teóricos que
fundamentam este estudo são as discussões temáticas dos autores: Freire (2004 e
2016), Zabala (1998), Pimenta e Lima (2004), entre outros. Após as observações e
participações das atividades realizadas durante a prática de regência no Anos
Iniciais numa turma de quarto ano, utilizando vários recursos tecnológicos e
priorizando as áreas do conhecimentos definidas na Base Nacional Comum
Curricular BNCC, Brasil (2018) e também seguindo as recomendações da
Resolução Municipal quanto ao Currículo Emergencial em tempos de Pandemia,
conclui-se que o estágio obrigatório no processo inicial da formação de professores
possibilita a vivência de experiências inovadoras, contribuindo com o processo de
aprendizagem das crianças dentro do período vivenciado. Felizmente nada supera o
ensino presencial, o toque, o carinho, as interações, que fazem muita falta para
todos. Portanto, nós temos que ser protagonistas desse momento para garantirmos
a educação pública, e de qualidade, inovando e se unindo, repensando toda a forma
de ensinar. Precisamos nos reinventar, ressignificar a formação inicial de
professores, pois não sabemos se no futuro poderão haver novos enfrentamentos e
adaptações no processo de ensino e aprendizagem, então nada melhor do que
nesse momento de estágio nos desafiarmos.