dc.creator | Bresolin, Julia Zancan | |
dc.date.accessioned | 2021-05-05T17:51:06Z | |
dc.date.available | 2021-05-05T17:51:06Z | |
dc.date.issued | 2018-08-21 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20781 | |
dc.description.abstract | The psychological characteristics of a student must be considered since its admission in the
academic environment because many modifications, challenges and responsibilities are
present in this period. Due to this occurrence, stress and depression can manifest as an
adversity. This study main goal was to evaluate the association between common symptoms
of depression and perceived stress in health care undergraduate students. It’s a cross-sectional
study developed with health care undergraduates in a public university in Rio Grande do Sul.
Probabilistic sample with clusters was used. The research instrument was a questionnaire that
could identify variables of social demographic, health and academic habits. Beck Depression
Inventory-II was used to measure the common depression symptoms and to evaluate the
students’ stress level the Brazilian version of the Perceived Stress Scale was applied. For the
analysis it was utilized descriptive statistics with frequency distribution and position and
dispersion measurements; bivariate analysis with chi-square test as well as comparison of the
means; multivariate analysis through Poisson’s regression; and Pearson’s correlation. The
study’s final sample consisted in 792 students. Depression appeared between moderate and
severe in 23,6% of the health care undergraduates. The major with the biggest prevalence of
the depression was Speech Therapy followed by Nursing. The highest prevalence of moderate
to severe common depression symptoms was in female obese students, that use the bus as
means of transportation, that don’t exercise nor have time for leisure activities. The means of
perceived stress was 30,22 (±8,47). High levels of stress was presented in 9,5 of the students
and the highest prevalence was in Speech Therapy and Medicine majors. It was displayed that
the higher the depression level, the higher the perceived stress means. It was observed a
significant statistical difference between perceived stress and depression among the Speech
Therapy, Nursing, Pharmacy, Medicine, Occupational Therapy and Physical Therapy. The
data analysis showed a high prevalence of depression and stress in undergraduates and that
there is an association amid the investigated phenomena. It is advised to administrators,
professors and to the Health Science headquarter to develop strategies to prevent students
from having some kind of psychological illness. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Enfermagem | por |
dc.subject | Depressão | por |
dc.subject | Estresse | por |
dc.subject | Estudantes de ciências da saúde | por |
dc.subject | Educação superior | por |
dc.subject | Nursing | eng |
dc.subject | Depression | eng |
dc.subject | Stress | eng |
dc.subject | Students | eng |
dc.subject | Health occupations | eng |
dc.subject | Higher education | eng |
dc.title | Sintomas comuns de depressão e estresse percebido em estudantes universitários da área da saúde | por |
dc.title.alternative | Common symptoms of depression and perceived stress in health care undergraduates | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | As características psicológicas do estudante devem ser consideradas desde o ingresso no
ambiente acadêmico, pois muitas mudanças, desafios e responsabilidades estão presentes
nesse período. Em decorrência, o estresse e a depressão podem se manifestar como uma
adversidade no contexto universitário. O objetivo geral do estudo foi avaliar a associação
entre sintomas comuns de depressão e estresse percebido em estudantes universitários da área
da saúde. Trata-se de um estudo transversal realizado com estudantes dos cursos de graduação
da área da saúde de uma instituição de ensino superior pública no estado do Rio Grande do
Sul. Utilizou-se amostragem probabilística por conglomerado. O instrumento de pesquisa
consistiu em um questionário de identificação de variáveis sociodemográficas, hábitos de
saúde e acadêmicas. Para a mensuração dos sintomas comuns de depressão foi utilizado o
inventário de depressão de Beck, versão II e para avaliar o nível de estresse nos estudantes,
foi utilizada a versão brasileira da Escala de Estresse Percebido. Utilizou-se para análise
estatística descritiva, com distribuição de frequência e medidas de posição e dispersão; analise
bivariada com teste do quiquadrado e testes de comparação de médias; análise multivariada
por meio de regressão de Poisson; e, correlação de Pearson. A amostra final do estudo
consistiu-se em 792 estudantes. A depressão mostrou-se entre moderada e grave em 23,6%
dos estudantes universitários da área da saúde. O curso com a maior prevalência de depressão
foi fonoaudiologia seguido da enfermagem. As prevalências mais elevadas de sintomas
comuns de depressão de nível moderado a grave foram em estudantes do sexo feminino, que
utilizam ônibus como meio de transporte, que não realizam atividade física, não tem tempo
para lazer e que são obesos. A média de estresse percebido foi de 30,22 (±8,47). O alto nível
de estresse apresentou-se em 9,5% dos estudantes e as maiores prevalências de estresse foram
nos cursos de fonoaudiologia e medicina. Evidenciou-se que conforme maior o nível de
depressão, maior a média de estresse percebido. Observou-se diferença estatística
significativa entre estresse percebido e depressão entre os estudantes de fonoaudiologia,
enfermagem, farmácia, medicina, terapia ocupacional e fisioterapia. A análise dos dados
demonstrou que há alta prevalência de depressão e estresse nos estudantes universitários e que
há associação entre os fenômenos investigados. Sugere-se que os gestores e professores da
universidade e o centro de ciências da saúde desenvolvam estratégias para prevenir que os
estudantes tenham algum tipo de adoecimento psicológico. | por |
dc.contributor.advisor1 | Dalmolin, Graziele de Lima | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7268927320407160 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Vasconcellos, Silvio José Lemos | |
dc.contributor.referee1 | Barlem, Edison Luiz Devos | |
dc.contributor.referee2 | Andolhe, Rafaela | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7584348369368192 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Enfermagem | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |