Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Nilson Luiz
dc.creatorNogueira, Andrea Pereira
dc.date.accessioned2021-05-13T14:07:57Z
dc.date.available2021-05-13T14:07:57Z
dc.date.issued2019-11-27
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20887
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciências Econômicas, RS, 2019.por
dc.description.abstractThis study aimed to identify the groups that had higher or lower chances of access to places in IFES, through the average performance of schools in ENEM, in 2013, 2014 and 2015, through the analysis of the consolidated tables provided by INEP. This is an exploratory study of quantitative character, using the technique of cluster analysis multivariate analysis to cluster schools by their performance in ENEM, using as variables the average grade of each school in the four areas of knowledge: Letters and Codes, Mathematics, Biological Sciences and Humanities, plus the note in Writing. As a research problem, to verify if the current Brazilian Program of evaluation of the basic education and selection for the superior education (ENEM), has democratized the access, contributing for the socioeconomic development of the country. As a result, the performance of schools in ENEM was not fair, either by regions of the country, nor by location (urban / rural), nor by administrative dependency (public / private), thus not meeting the first guideline of the Program that democratizing access to IFES. This study indicated different performance results associated with differences in student income, resulting in greater opportunities for students with higher socioeconomic status to take up public higher education, with lower income students remaining in teaching private superior, whose access is restricted by the difficulties of funding. Other results were: high deviations from the Average in Writing and Mathematics, suggesting a greater unevenness in knowledge, targeting policies for curriculum restructuring; and low relationship between teacher education and exam performance.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnempor
dc.subjectCapital humanopor
dc.subjectDesenvolvimento econômicopor
dc.subjectHuman capitaleng
dc.subjectEconomic developmenteng
dc.titleDesigualdades no acesso à educação superior pelo Enempor
dc.title.alternativeInequalities in access to higer education by Enemeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPalmeira das Missões, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Ciências Econômicas.por
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo identificar os grupos que tiveram maior ou menores chances de acesso às vagas nas IFES, através do desempenho médio das escolas no ENEM, nos anos de 2013, 2014 e 2015, através da análise das tabelas consolidadas disponibilizadas pelo INEP. Este é um estudo exploratório de caráter quantitativo, utilizando a técnica de análise multivariada de Análise de Conglomerados (clusters) para agrupar as escolas pelo seu desempenho no ENEM, utilizando-se como variáveis a nota média de cada escola nas quatro áreas do conhecimento: Letras e Códigos, Matemática, Ciências Biológicas e Ciências Humanas, mais a nota em Redação. Como problema de pesquisa, verificar se o atual Programa brasileiro de avaliação do ensino básico e de seleção para o ensino superior (ENEM), tem democratizado o acesso, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do país. Como resultado, o desempenho das escolas no ENEM não se mostrou equitativo, nem por regiões do país, nem por localização (urbano/rural), nem por dependência administrativa (público/privado), não atendendo, portanto, a primeira diretriz do Programa que é de democratizar o acesso às IFES. Este estudo indicou diferentes resultados de desempenho associados à diferenças na renda dos estudantes, resultando em oportunidades maiores a estudantes com nível sócio-econômico mais elevado de ocuparem as vagas na rede pública do ensino superior, restando aos estudantes com renda menor, as vagas no ensino superior privado, cujo o acesso é restringido pelas dificuldades de custeio. Outros resultados foram: altos desvios da média em Redação e Matemática, sugerindo uma desuniformidade maior no conhecimento, alvo de políticas para reestruturação de currículos; e baixa relação entre formação docente e desempenho no exame.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto