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dc.contributor.advisorBolzan, Doris Pires Vargas
dc.creatorMoraes, Mariana Jardim de
dc.date.accessioned2021-05-18T14:43:32Z
dc.date.available2021-05-18T14:43:32Z
dc.date.issued2021-04-20
dc.date.submitted2021
dc.identifier.citationMORAES, M. J. Estratégias pedagógicas e inclusão escolar: vivências nos estágios do curso de pedagogia. 2021. 144 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20915
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2021.por
dc.description.abstractThis study has as objective to understand how former students from the Federal University of Santa Maria’s undergraduate Pedagogy course elaborated strategies in order to work in inclusive contexts during their undergraduate teaching practice. For the construction of the theoretical and methodological framework, we used the studies of Bauer and Gaskell (2015), Bolzan (2001-2021), Freire (1979, 1996), Libâneo (2001, 2010), Brzezinski (1996), Pimenta and Lima (2004), Buriolla (1999), Wisch (2013), Vygotski (1995; 2007) and Freitas (2002). The methodology of this research is of a qualitative narrative approach, more specifically, of a sociocultural nature. As instrument of data collection, we used narrative interviews based on guiding topics. We organized the narratives in a broader category, entitled “formative processes”, which is divided into two dimensions: formative journey and undergraduate teaching practice. Moreover, inclusion is the transversal element that permeates these two dimensions. In the narratives’ analysis, we identified the elements of the former students’ formative processes, through heteroformative, interformative and self-formative processes. We revealed that the formative journey’s characteristics influenced their practices during the undergraduate teaching practice period because they had as their basis the experience and knowledge built during the initial teaching education for the development of pedagogical strategies in the context of inclusive teaching.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectEstágiospor
dc.subjectProcessos formativospor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectInclusive teachingeng
dc.subjectUndergraduate teaching practiceeng
dc.subjectFormative processeseng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectInitial educationeng
dc.titleEstratégias pedagógicas e inclusão escolar: vivências nos estágios do curso de Pedagogiapor
dc.title.alternativeInclusive pedagogical strategies: experiences in the Pedagogy’s undergraduate teaching practiceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturno.por
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo compreender como os egressos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria elaboraram estratégias para trabalhar em contextos inclusivos durante as práticas dos estágios. Para a construção do referencial teórico e metodológico utilizamos estudos de Bauer e Gaskell (2015), Bolzan (2001-2021), Freire (1979, 1996), Libâneo (2001, 2010), Brzezinski (1996), Pimenta e Lima (2004), Buriolla (1999), Wisch (2013), Vygotski (1995; 2007) e Freitas (2002). A metodologia desta pesquisa configura-se em qualitativa narrativa, de cunho sociocultural. Como instrumento para a coleta de dados, utilizamos entrevistas narrativas a partir de tópicos guia. Organizamos as narrativas em uma grande categoria intitulada “processos formativos”, que se desdobra em duas dimensões: trajetórias formativas e estágios. Além disso, a inclusão é o elemento transversal, que permeia as duas dimensões. Na interpretação das narrativas, conhecemos elementos dos processos formativos das egressas, por meio de processos heteroformativos, interformativos e autoformativos. Evidenciamos que as características das trajetórias formativas das egressas influenciaram seus trabalhos realizados nos estágios, pois elas se ampararam nas experiências e saberes construídos durante a formação inicial para o desenvolvimento das estratégias pedagógicas no contexto da inclusão escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

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