Mostrar registro simples

dc.creatorSchollmeier, Ana Maria da Luz
dc.date.accessioned2021-06-07T19:26:09Z
dc.date.available2021-06-07T19:26:09Z
dc.date.issued2020-09-03
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21067
dc.description.abstractExperimentation has been reported in the bibliography as a tool of enhancement in the learning of chemistry, for its visual aspect as well as the engagement it promotes. On that account, this study has as research problem the use of experimentation as a pedagogical practice which integrates basic education with the professional one. The aim of this paper is to investigate if experimentation in the teaching of chemistry is an integrative pedagogical practice of basic education and PTE in teaching institutions focused on professional education. The paper is organized into four (4) manuscripts, the first manuscript consists of a systematic literature review realized in CAPES Portal de Periódicos, of papers that complied with the inclusion criteria, only three (3) related to PTE. The second manuscript presents a panorama of how experimentation has been utilized as pedagogical practice in the PTE. As instrument for collecting data, it was used a semi-structured questionnaire of the survey type to twenty-five (25) chemistry teachers, that work with professional education in high school. The data were analyzed through content analysis based on Bardin. The third manuscript arouse from the second manuscript and it identifies teaching knowledge needed to investigative experimentation. Therefore, based upon previous studies, it is proposed an experimentation propose, which was validated in a class with forty-two (42) students of an undergraduation course of rural sciences. In order to do so, the Design Based Research (DBR) was used as methodological basis. In a redesign perspective, the practiced proposed was implemented and analyzed, providing improvements of design, so to make it more aligned to problem resolution. Results have shown that experimentation as integrative pedagogical practice in PTE still presents limitation in the teaching of chemistry. It is believed that the research results may contribute to future improvements in the PTE ambit, as well as reflect about the challenges and the potentialities of experimentation in the teaching of chemistry as integrative pedagogical practice.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subjectChemistry teachingeng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.subjectExperimentationeng
dc.titlePráticas pedagógicas na integração entre educação básica e a educação profissional e tecnológica: a experimentação no ensino de químicapor
dc.title.alternativePedagogical practices in the integration between basic education and professional and technological education: experimentation in the teaching of chemistryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA experimentação tem sido reportada na literatura como uma ferramenta de potencialização do aprendizado de Química, quer pelo seu caráter visual, quer pelo engajamento que promove. Nesse sentido, o presente estudo tem como problema de pesquisa o uso da experimentação como prática pedagógica que integre a educação básica com a profissional. O objetivo deste trabalho é investigar se a experimentação no ensino de química é uma prática pedagógica integradora da Educação Básica e EPT em instituições de ensino voltadas para a Educação Profissional. O trabalho está organizado em quatro (4) manuscritos, o primeiro manuscrito consiste de uma revisão sistemática da literatura realizada no Portal de Periódicos da CAPES, dos artigos que atendiam aos critérios de inclusão, apenas três (3) são voltados à EPT. O segundo manuscrito, apresenta um panorama de como a experimentação tem sido utilizada, enquanto prática pedagógica, na EPT. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado do tipo survey a vinte e cinco (25) professores de química, que atuam na educação profissional no nível médio. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. O terceiro manuscrito surgiu a partir do segundo manuscrito e identifica os saberes docentes necessários a experimentação investigativa. Assim, com base nos estudos anteriores, propõem-se uma proposta de experimentação, a qual foi validada em uma turma com quarenta e dois (42) estudantes de um curso de graduação em ciências rurais, tendo como base a metodologia Design Based Research (DBR). Numa perspectiva de redesign a prática proposta foi implementada e analisada, provendo-se melhorias de design, de forma a torná-la mais alinhada á resolução de problemas. Os resultados demonstraram que a experimentação enquanto prática pedagógica integradora na EPT ainda apresenta limitações no Ensino de Química. Acredita-se, que os resultados da pesquisa possam contribuir para melhorias futuras no âmbito da EPT, bem como refletir sobre os desafios e as potencialidades da experimentação no ensino de química como prática pedagógica integradora.por
dc.contributor.advisor1Barin, Cláudia Smaniotto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0832298305352059por
dc.contributor.referee1Zancanaro, Aline Machado
dc.contributor.referee1Lattespor
dc.contributor.referee2Souza, Darliana Mello
dc.contributor.referee2Lattespor
dc.creator.Lattespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeColégio Técnico Industrial de Santa Mariapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International