A produção de material didático digital para o ensino de inglês: o desafio da transposição didática
Visualizar/ Abrir
Data
2020-08-27Primeiro membro da banca
Fontana, Marcus Vinícius Liessem
Segundo membro da banca
Ellensohn, Ricardo Machado
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho, desenvolvido na área de concentração Tecnologias Educacionais em Rede: Inovação e
Democratização, dentro da linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em
Rede, do PPGTer/UFSM, visa apresentar uma proposta de produção de Materiais Didáticos Digitais
alinhados aos pressupostos teóricos da Base Nacional Comum Curricular destinados ao ensino e
aprendizagem da disciplina de Língua Inglesa. Apoiado metodologicamente na Design-Based
Research (DBR), foi aplicado um questionário diagnóstico em algumas escolas do município de Santa
Maria, o qual se destinava a mapear informações relacionadas à formação e as práticas pedagógicas
de professores na disciplina de Língua Inglesa. Por meio deste, pode-se verificar a realidade das
escolas, os principais recursos utilizados em sala de aula e o interesse dos professores participantes
da pesquisa em receber materiais didáticos digitais desenvolvidos neste trabalho. Os dados obtidos
foram levados em consideração durante o processo de elaboração de Materiais Didáticos Digitais
destinados a alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. Após isso, o produto foi disponibilizado em
um site criado no Google Sites, devido à carência de material didático detectada nas escolas públicas
e ao isolamento social em tempo de Pandemia de Covid-19, o que levou a uma nova modalidade de
ensino temporária: o Ensino Remoto Emergencial. O desafio da Transposição Didática
(CHEVALLARD, 1991), bem como o desenvolvimento da fluência tecnológica em algumas
ferramentas de autoria foram os dois maiores obstáculos nessa etapa, pois exigiram de nós muita
reflexão para que nossos conhecimentos fossem adequados ao nível/faixa etária do aluno e
levassem à aprendizagem efetiva de nosso público-alvo. Os resultados obtidos foram muito positivos
e gratificantes, conforme pode-se verificar, por meio das respostas de 23 professores a um
questionário avaliativo disponibilizado no site. Observamos a grande utilização dos Materiais
Didáticos Digitais pelos professores de Língua Inglesa de diversas localidades, a satisfação e a
impressão positiva destes em relação ao material, bem como a grande aceitação entre os alunos de
sexto ano.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: