Mostrar registro simples

dc.creatorMartinelli, Ana Cristina
dc.date.accessioned2021-06-29T12:57:48Z
dc.date.available2021-06-29T12:57:48Z
dc.date.issued2020-10-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21247
dc.description.abstractThis study was developed within the scope of the Network Educational Technology Development Research Line of the Graduate Program in Educational Technologies in Network of the Federal University of Santa Maria. Computational Thinking is a fundamental skill for all, not only for computer scientists, because it develops the creative, critical and strategic human ability to use the foundations of Computing in the most diverse areas of knowledge. This dissertation has as its central theme the Development of Computational Thought through unplugged activities. In this sense, the objective of this research seeks to analyze how the development of Computational Thinking in the early childhood education in Elementary School can contribute to the teaching and learning processes mediated by unplugged activities. For data collection, we used filming, recording photos, and adapted the MEEGA+KIDS questionnaire, and from that evaluated the quality of the board game, having as final product is a set of lesson plans for early childhood education in Elementary School that enables Computational Thinking through unplugged activities. The results obtained were evidenced by a set of competencies proven through applied activities in which logical reasoning, cooperation, sociability, laterality, spatial orientation and socioemotional skills were developed, programming and coding.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectPensamento computacionalpor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectEducation technologyeng
dc.subjectComputational thinkingeng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.titleCultura digital, mundo digital e pensamento computacional: uma abordagem de ensino por meio de atividades desplugadas nas séries iniciais do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeComputational thinking: an approach to teaching through unplugged activities in the early childhood education in elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo foi desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós- Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria. Pensamento Computacional é uma habilidade fundamental para todos, não apenas para cientistas da Computação, pois desenvolve a capacidade criativa, crítica e estratégica humana de saber utilizar os fundamentos da Computação nas mais diversas áreas do conhecimento. Esta dissertação tem como tema central o Desenvolvimento do Pensamento Computacional por meio de atividades desplugadas. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa busca analisar de que forma o desenvolvimento do Pensamento Computacional nas séries iniciais do Ensino Fundamental pode contribuir para os processos de ensino e aprendizagem mediadas por atividades desplugadas. Para coleta de dados, foram utilizadas filmagens, registro em fotos, e adaptado o questionário MEEGA+KIDS, e a partir disso avaliado a qualidade do jogo de tabuleiro, tendo como produto final é um conjunto de planos de aula para as séries iniciais do ensino fundamental que possibilite o Pensamento Computacional por meio de atividades desplugadas. Os resultados obtidos foram evidenciados mediante um conjunto de competências comprovadas por meio das atividades aplicadas, obtendo como resultado o desenvolvimento do raciocínio lógico, a cooperação, a sociabilidade, a lateralidade, a orientação espacial e habilidades socioemocionais, de programação e codificação.por
dc.contributor.advisor1Cordenonsi, Andre Zanki
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4311327191424332por
dc.contributor.advisor-co1Bernardi, Giliane
dc.contributor.referee1Reginatto, Andrea Ad
dc.contributor.referee2Brackmann, Christian Puhlmann
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8163126216154000por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International