dc.creator | Martinelli, Ana Cristina | |
dc.date.accessioned | 2021-06-29T12:57:48Z | |
dc.date.available | 2021-06-29T12:57:48Z | |
dc.date.issued | 2020-10-26 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21247 | |
dc.description.abstract | This study was developed within the scope of the Network Educational Technology
Development Research Line of the Graduate Program in Educational Technologies
in Network of the Federal University of Santa Maria. Computational Thinking is a
fundamental skill for all, not only for computer scientists, because it develops the
creative, critical and strategic human ability to use the foundations of Computing in
the most diverse areas of knowledge. This dissertation has as its central theme the
Development of Computational Thought through unplugged activities. In this sense,
the objective of this research seeks to analyze how the development of
Computational Thinking in the early childhood education in Elementary School can
contribute to the teaching and learning processes mediated by unplugged
activities. For data collection, we used filming, recording photos, and adapted the
MEEGA+KIDS questionnaire, and from that evaluated the quality of the board game,
having as final product is a set of lesson plans for early childhood education in
Elementary School that enables Computational Thinking through unplugged
activities. The results obtained were evidenced by a set of competencies proven
through applied activities in which logical reasoning, cooperation, sociability,
laterality, spatial orientation and socioemotional skills were developed, programming and coding. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Tecnologia educacional | por |
dc.subject | Pensamento computacional | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Education technology | eng |
dc.subject | Computational thinking | eng |
dc.subject | Teaching and learning | eng |
dc.title | Cultura digital, mundo digital e pensamento computacional: uma abordagem de ensino por meio de atividades desplugadas nas séries iniciais do ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | Computational thinking: an approach to teaching through unplugged activities in the early childhood education in elementary school | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O presente estudo foi desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa de
Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-
Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de
Santa Maria. Pensamento Computacional é uma habilidade fundamental para todos,
não apenas para cientistas da Computação, pois desenvolve a capacidade criativa,
crítica e estratégica humana de saber utilizar os fundamentos da Computação nas
mais diversas áreas do conhecimento. Esta dissertação tem como tema central o
Desenvolvimento do Pensamento Computacional por meio de atividades
desplugadas. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa busca analisar de que forma
o desenvolvimento do Pensamento Computacional nas séries iniciais do Ensino
Fundamental pode contribuir para os processos de ensino e aprendizagem
mediadas por atividades desplugadas. Para coleta de dados, foram utilizadas
filmagens, registro em fotos, e adaptado o questionário MEEGA+KIDS, e a partir
disso avaliado a qualidade do jogo de tabuleiro, tendo como produto final é um
conjunto de planos de aula para as séries iniciais do ensino fundamental que
possibilite o Pensamento Computacional por meio de atividades desplugadas. Os
resultados obtidos foram evidenciados mediante um conjunto de competências
comprovadas por meio das atividades aplicadas, obtendo como resultado o
desenvolvimento do raciocínio lógico, a cooperação, a sociabilidade, a lateralidade,
a orientação espacial e habilidades socioemocionais, de programação e codificação. | por |
dc.contributor.advisor1 | Cordenonsi, Andre Zanki | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4311327191424332 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Bernardi, Giliane | |
dc.contributor.referee1 | Reginatto, Andrea Ad | |
dc.contributor.referee2 | Brackmann, Christian Puhlmann | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8163126216154000 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |