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dc.contributor.advisorNunes, Raul Ceretta
dc.contributor.advisorKunde, Diogo Otto
dc.creatorAmaral, Rodrigo Pincolini
dc.date.accessioned2021-07-14T20:05:01Z
dc.date.available2021-07-14T20:05:01Z
dc.date.issued2021-02-10
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21427
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computção, RS, 2021.por
dc.description.abstractWhen simulators need to exchange data between different computers, belonging to the same simulator or to different simulators, some technology is used that allows the connection between the distributed instances of the simulation. These technologies can vary from APIs for the simple exchange of messages to interoperability standards that have several functionalities with defined approaches. Focusing on simulations developed on the Unity Engine, this work compares four interoperability technologies: Unity Networking (UNET), Unity’s internal network support, Tasharem Networking and Serialization Tools (TNET 3), a Unity asset to support network programming at Unity, High Level Architecture (HLA), one of the main simulator interoperability standards, and Data Distribution Service (DDS), one of major interoperability standards for real-time applications. The work aims to highlight the pros and cons of the technologies taking into account the design of a distributed simulator developed in Unity. The work results highlight that the adoption of a technology belonging to the Unity environment, such as TNET3, is the most adequate in the context of the studied simulator.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSimulaçãopor
dc.subjectSimulação Distribuídapor
dc.subjectInteroperabilidadepor
dc.subjectUnityeng
dc.subjectHLAeng
dc.subjectDDSeng
dc.subjectUNETeng
dc.subjectTNET3eng
dc.titleUma comparação de tecnologias para a comunicação entre simuladores distribuídos em ambiente Unitypor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoQuando simuladores precisam trocar dados entre computadores distintos é necessário utilizar alguma tecnologia que permita a conexão entre as instâncias distribuídas da simulação. Estas tecnologias podem variar entre APIs para a simples troca de mensagens, até padrões de interoperabilidade que possuem diversas funcionalidades com abordagens definidas. Com foco em simulações desenvolvidas na engine Unity, este trabalho realiza a comparação de quatro tecnologias de comunicação de dados: o Unity Networking (UNET), o suporte de rede interna da Unity, o Tasharem Networking and Serialization Tools (TNET 3), um asset para suporte à programação em rede na Unity, o High Level Architecture (HLA), um dos principais padrões de interoperabilidade de simuladores, e o Data Distribution Service (DDS), um dos principais padrões de interoperabilidade para aplicações de tempo real. O trabalho destaca os prós e contras das tecnologias, levando em consideração o projeto de um simulador distribuído desenvolvido em Unity e aspectos teóricos e práticos das tecnologias. O resultado aponta que a adoção de uma tecnologia pertencente ao ambiente Unity, como a TNET3, é a mais benéfica no contexto do simulador estudado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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