Mostrar el registro sencillo del ítem
Uma plataforma de jogos para introdução à programação paralela utilizando linguagem visual baseada em blocos
dc.contributor.advisor | Charao, Andrea Schwertner | |
dc.creator | Solórzano, Ana Luisa Veroneze | |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T20:24:57Z | |
dc.date.available | 2021-07-14T20:24:57Z | |
dc.date.issued | 2019-12-02 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21438 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso Ciência da Computação, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | Due to the advances in technology, multicore systems are found in notebooks, desktops, and smartphones nowadays. With parallel programming approaches inserted in program- ming codes, we can harness the computing power on these devices. In many computing majors, parallel programming subjects are usually offered as an optional class, after ba- sic programming classes. With this, the students first develop knowledge about sequential programming, not considering the resources of the computational environment used, and then they are challenged to implement parallelism in their codes if there is further need for optimization. However, this can be an inefficient approach to develop high-performance pro- grams, compared to start the development considering parallel approaches. Block-based languages have become a popular alternative to introducing coding to kids and learners in Computer Science. Tools that use block-based programming usually offer games and tutorials activities, using sequential data structures and event-oriented programming. This project presents BlocklyPar, a set of three tutorials for teaching parallel programming using block-based programming, target to freshmen students from higher education courses in Computer Science. The difficulty levels of the games increase linearly, and each game has scenarios involving student’s day-to-day tasks, such as going to the library and to the clas- sroom. With the user tests, we observed that BlocklyPar has potential to instigates parallel thinking in higher education students with different levels of knowledge about programming so that they can use parallel approaches naturally in their applications. The platform is avai- lable online and its code is hosted on a public repository to promote the continuity of this project. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Programação paralela | por |
dc.subject | Pensamento paralelo | por |
dc.subject | Programação com blocos | por |
dc.subject | Linguagem baseada em blocos | por |
dc.subject | Jogo educacional | por |
dc.subject | BlocklyPar | eng |
dc.title | Uma plataforma de jogos para introdução à programação paralela utilizando linguagem visual baseada em blocos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | Devido aos avanços das tecnologias digitais, sistemas multicore estão presentes em no- tebooks, desktops e smartphones. Para obter melhor desempenho nesses dispositivos, podem ser utilizadas abordagens de programação paralela. Em muitos cursos de compu- tação, disciplinas de programação paralela são ofertadas após disciplinas de introdução à programação. Com isso, o aluno é induzido a desenvolver programas sequenciais e a implementar paralelismo em seu código apenas se houver posterior necessidade de oti- mização. Entretanto, esse fluxo nem sempre é uma maneira eficaz de criar programas eficientes em comparação ao desenvolvimento inicial de programas paralelos. Linguagens baseadas em blocos vêm se popularizando como uma abordagem para introdução à pro- gramação. Normalmente, essas ferramentas são apresentadas no formato de jogos e tutoriais, com estruturas sequenciais e programação orientada a eventos. Este trabalho apresenta BlocklyPar, um conjunto de três jogos para o ensino-aprendizagem de progra- mação paralela utilizando programação visual com blocos, voltado a calouros de cursos superiores de Computação. Cada jogo apresenta fases com níveis de dificuldade que aumentam gradualmente, e cenários com contextos comuns ao dia-a-dia do público-alvo, como ir à biblioteca ou à sala de aula. Através dos testes realizados notou-se que o Blockly- Par tem potencial para instigar o pensamento paralelo em alunos de ensino superior com diferentes níveis de conhecimento em programação, para que utilizem abordagens parale- las naturalmente em suas aplicações. A plataforma está disponível para acesso online e seu código está hospedado em um repositório público para continuidade do projeto. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
TCC Ciência da Computação - Bacharelado [335]
Coleção de trabalhos de conclusão do Curso em Ciência da Computação - Bacharelado