Engenharia econômica: aplicação em um posto de recarga rápida de veículos elétricos
Resumo
A adesão ao veículo elétrico vem tornando-se irrefreável, logo cabe a cada país se adaptar e investir
em infraestrutura adequada, como por exemplo, postos de recarga, sendo este o item essencial para
acelerar a disseminação dos veículos. Mediante esse panorama, o objetivo do presente trabalho é
analisar a viabilidade econômica de instalação de um posto de recarga rápida de veículos elétricos. O
estudo foi realizado para a instalação de um posto nas dependências da Universidade Federal de Santa
Maria. Para realizar o objetivo, foram coletadas informações e dados referentes a nove postos de
recarga rápida (nível III), os quais possuem capacidade de recarregar 80% da bateria de um veículo em
aproximadamente 30 minutos. Em conseguinte, foram definidos 54 cenários envolvendo os modelos
selecionados, as bandeiras tarifárias de energia elétrica e os horários de funcionamento dos
equipamentos. O método de Engenharia Econômica utilizado foi o Custo Anual Uniforme Equivalente
(CAUE) juntamente com a determinação do valor do R$/kWh consumido de cada modelo. Os
resultados obtidos foram o CAUE máximo de R$ 286.676,33, com os valores máximos de R$/kWh
obtidos de R$ 2,21 e R$/kWh mínimo de R$ 0,99. Concluindo-se que o modelo mais viável resultou
no modelo EVlink Parking Wall com um CAUE de R$ 39.767,51.